Como otimizar a duração da bateria em 11 passos

Para otimizar a energia da bateria em cada saída, existem alguns truques básicos que te ajudarão a economizar o gasto e a melhorar a autonomia. Existem também uma série de fatores que afetam a sua duração.
Carlos Pinto
Como otimizar a duração da bateria em 11 passos
Como otimizar a duração da bateria em 11 passos

1. Aumenta a cadência:

Um ritmo de cadência entre 60 e 80 rpm reduz a exigência do motor, logo poupa a bateria.

2. Seleciona mudanças leves:

Tal como a cadência, reduz o esforço. Com as ebikes de BTT é normal ter a tendência de usar mudanças mais pesadas, devido à ajuda do motor. Mas não o deves fazer.

3. Reduz o peso:

O peso total é importante. Há quem pense que o peso é algo secundário porque o "motor ajuda". De facto assim é, mas isso implica um gasto energértico maior. E quanto mais peso levares na mochila (por exemplo), mais rapidamente irás gastar a bateria.

4. Controla as paragens:

O arranque (a partir do modo parado) é precisamente quando vais gastar mais bateria.

5. Controla as pressões:

Não aumentes o atrito dos pneus desnecessariamente. Tal como acontece com qualquer tipo de bicicleta, quanto menos pressão, mais atrito.

6. A bike no ponto:

Discos que roçam constantemente ou uma corrente “seca” aumentam o atrito, e fazem com que a bateria se esgote mais rapidamente.

7. Seleciona o modo de assistência adequado:

O qual deve ser o mais baixo possível, de acordo com o teu estilo, estado de forma ou objetivos.

8. Utiliza o gestor:

Algumas marcas dispõem de Apps de gestão que te ajudarão a economizar a bateria. Nelas encontrarás uma funcionalidade que gere a assistência para te certificares de que chegas ao destino com carga na bateria.

9. Analisa previamente a viagem:

Dedica alguns minutos a preparar previamente a volta que vais fazer. Se vais passar uma manhã em subidas intermináveis à procura das descidas mais técnicas, podes ficar com pouca carga na bateria. É precisamente nas subidas que a tua bateria se vai gastar mais.

10. Olha para o termómetro:

As temperaturas extremas diminuem a duração da bateria. Por isso, tem em conta a previsão meteorológica antes de saíres de casa.

11. Aperta o ritmo!

Não te esqueças de pedalar e de suar. Uma ebike de BTT é uma bicicleta com apoio elétrico, e se andares nela como se fosse um motociclo, não chegarás longe. Se queres autonomia, terás de gerir e essa é uma das grandes mais valias deste tipo de modelos.

PODE SER DO TEU INTERESSE

Será que vai acontecer às baterias das ebikes o mesmo que acontece às dos telemóveis? Respondemos a todas as tuas dúvidas.