A tua bicicleta emite ruídos enquanto pedalas? Segue este protocolo

Se és leitor assíduo da revista BIKE, já deves conhecer estas dicas. Se ainda não és, lê atentamente.
Ivan Mateos -
A tua bicicleta emite ruídos enquanto pedalas? Segue este protocolo
A tua bicicleta emite ruídos enquanto pedalas? Segue este protocolo

Infelizmente há demasiadas causas possíveis para o surgimento de ruídos, por isso não existe algo que garanta o êxito desta operação. Os ruídos que parecem ser emitidos pelos pedais podem, na verdade, ter origem em lugares inesperados.

Primeiro deves descartar as causas mais óbvias, como uma limpeza, lubrificação e montagem do eixo pedaleiro, comprovar que as roscas - incluindo as dos pedais - não estão secas, etc. Se os barulhos continuam, é necessário descartar outros problemas, como por exemplo mudar de pedais para verificar se o ruído vem daí.

Se os ruídos só surgem quando pedalas de pé, deves ter em conta que - embora não pareça - o quadro torce, pelo que o ruído pode vir da direção, do braço basculante, dos parafusos do link ou do espigão de selim (bem como do pedaleiro, como já referimos). Não te esqueças também de verificar os parafusos, o aperto do selim ou mesmo as rodas. Depende do tipo de ruído. É recomendável começar por lubrificar o espigão, bem como reapertar os pivots do basculante, caso tenhas uma bicicleta de suspensão total. Se persistir, aperta e lubrifica os parafusos da cremalheira e os apertos das rodas.