Os travões de disco são uma parte fundamental da bicicleta. São um elemento de segurança, porque estão encarregados de modular a tua velocidade, e requerem estar em perfeito estado para que possam cumprir a sua tarefa: travar. A manutenção periódica é necessária: mudança de óleo, pastilhas, limpeza... mas deves procurar não cometer estes 5 erros para prolongar a sua vida útil.
1. Não toques nos discos!
Nem com luvas nem sem elas. As luvas da bicicleta podem estar manchadas de óleo ou gordura, o que pode contaminar a superfície de travagem. Além disso, os dedos libertam uma cera que pode aderir à parte metálica dos discos, prejudicando a travagem.
2. Não traves se o disco não estiver lá!
Isto costuma acontecer de maneira acidental ao desmontar a roda para colocar a bicicleta no automóvel. Se travares e não estiver lá o disco, os pistões irão juntar-se e depois o disco não conseguirá entrar. Para evitar que isto aconteça, e que depois tenhas de separar os pistões, introduz um separador no espaço do disco.
3. Não excedas o limite de utilização
As pastilhas e os discos têm um limite de desgaste, às vezes indicado na própria pastilha. Outras vezes, dependendo da marca, terás de medir a espessura restante do material de travagem e da grossura do disco. Tenta não ultrapassar o limite e mudar as pastilhas antes, caso contrário o circuito não trabalhará com o volume adequado e irá haver variações no tato e na travagem.
4. Não lubrifiques a corrente usando spray
Já reparaste como é que um cão se sacode depois de ter ficado encharcado? Acontece algo parecido quando colocas óleo em spray na corrente. Pensas que estás a aplicar unicamente na corrente, mas na verdade está a salpicar para o disco, piston, escora, cubo, raios, etc. Se não tens outro remédio, é melhor protegeres bem o disco para que não fique manchado com óleo.
5. Não laves os discos com detergente
Esquece o Fairy ou qualquer outro detergente da loiça. Muitos destes detergentes são antigorduras, mas também possuem propriedades abrilhantadoras, e isso é prejudicial para os discos. Apenas deves utilizar produtos específicos para a limpeza de discos, a maioria deles à base de alcool isopropílico.