Há quem diga que os selins superleves em carbono são tudo menos confortáveis. São os tais que alegam que para serem tão leves, o conforto não foi uma prioridade, nem a quantidade de espuma.
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Esse não é claramente o caso deste selim da Specialized, o qual adota uma tecnologia totalmente diferente do standard existente no mercado. Neste modelo, em vez da espuma é utilizada a tecnologia Mirror, a qual implica a impressão 3D utilizando um polímero líquido entrelaçado. O resultado está à vista: uma cobertura perfurada, maleável, elástica e resistente em colmeia, que oferece um conforto muito elevado.
O selim é mais curto do que os tradicionais e está disponível em duas versões - 143 e 155 mm - . Ao contrário do que se possa pensar não é limitativo no que diz respeito às posições de condução. Testámo-lo durante meses e nunca sentimos que o facto de ser curto nos limitasse quando colocámos as mãos nos drops ou quando procurámos uma posição mais recuada ou mais avançada. Aliás, nem pensamos voltar ao selim antigo, pois a tradicional posição de TT - sentados na ponta do selim - era algo desconfortável nos tecidos moles, algo que não acontece com este.
Por ter uma base larga atrás, a posição de condução é estável e evita batermos com os joelhos no quadro, como acontece com selins mais estreitos, além de que podemos adotar posições mais extremas sem sentirmos desconforto ou pressões incomodativas.
Em todo o caso, fiquei agradavelmente impressionado com o conforto proporcionado - lembro que o selim não tem sequer espuma EVA, baseando o apoio exclusivamente em polímero - bem como pelo reduzido peso (na nossa balança a versão de 155 mm que testámos acusou 198 gramas). Evidentemente há selins mais leves e inclusivé mais baratos do que este, mas em termos de conforto este entrou na minha lista de favoritos.
O formato é semi-plano e toda a cobertura é perfurada. Lavámos a bicicleta várias vezes ao longo do teste e apanhou chuva, mas nunca notámos que tenha ficado com água entre a rede de polímero ou entre a base e o entrelaçado. No meio do selim existe uma abertura perfurada, a qual serve para evitar pressões nos tecidos moles e nunca sentimos desconforto. É nestes pequenos detalhes que se nota a influência do Body Geometry.
A base e os carris são feitos em carbono premium Fact, para um peso baixo e um conforto elevado. Como os carris são ovais, o apoio do espigão tem de estar preparado para este formato, existindo no mercado vários adaptadores à venda.
O Power Mirror tem outra particularidade: possui duas roscas na parte traseira que permitem acoplar acessórios SWAT, como um kit antifuros, multiferramentas, etc.
No cômputo geral, excetuando o preço - que ultrapassa os 400 euros - não temos nada a apontar de negativo a este S-Works Power Mirror. Se tivermos em conta que ao andarmos num selim desconfortável estaremos a criar micro-ruturas nos vasos sanguíneos do sistema urinário e reprodutor e que a compra de um selim mais confortável e neutro poderá proporcionar-nos horas a pedalar sem dores, podemos considerar a compra deste selim como um investimento na nossa saúde.
FICHA TÉCNICA:
Peso: 198g (155 mm).
Versões: 143 e 155 mm de largura.
Preço: 429,90€
Importador: Specialized
Site: www.specialized.com
O melhor: Leveza; conforto, tecnologia inovadora, possibilidade de acoplar acessórios.
A melhorar: Preço elevado.