comitium

Teste selim CADEX Boost

Construído com fibra de carbono, a sua forma é ligeiramente curvada e incorpora um canal central que contribui para reduzir a pressão no períneo. Mas a sua maior virtude é o seu generoso e confortável forro. Tudo isto num modelo que pesa 140 gramas.

Revista Ciclismo a fundo

Teste selim CADEX Boost
Teste selim CADEX Boost

Os selins curtos já não são uma mera tendência, mas sim uma realidade. Agora, é raro é encontrar uma marca que não tenha pelo menos um modelo no seu catálogo e são muito comuns nas montagens de série em bicicletas de competição. Embora seja algo pessoal, em regra são indicados para ciclistas flexíveis e que se adaptam a uma posição muito rebaixada.

Além de rodas e pneus, encontramos no catálogo da CADEX este selim Boost, um modelo com 246 mm de comprimento - os tradicionais medem cerca de 280 mm - e uma largura de 149 mm. A primeira coisa que nos chamou a atenção foi a sua espetacular construção em fibra de carbono. Provavelmente é um dos selins mais luxuosos do mundo, tal como o ALM Ultimate que a Fabric desenvolveu em parceria com a Airbus.

A estrutura do selim é composta por duas peças que, através de uma tecnologia que a CADEX chama Advanced Forged Composite Technology, elimina qualquer tipo de flexão: por um lado encontramos os carris, por outro a parte da carcaça; e ambos se unem sem que haja vestígios de cola ou impurezas. Segundo a CADEX, a peculiar forma plana que os carris adotam nas suas extremidades, sumada à sua união sui generis, melhora a filtragem das vibrações sem afetar a rigidez do conjunto.

Teste selim CADEX Boost

 

O conforto do selim é notável, pelo menos não tivemos qualquer problema em termos de adaptação. Provavelmente o forro abundante na parte superior contrapõe a rigidez da carcassa, o que se traduz em conforto e estabilidade.

Esse forro é fabricado num composto de EVA - habitual em muitos modelos - e com partículas de ETPU desenvolvidas pela CADEX, as quais são colocadas longitudinalmente em cada lado do selim, distribuindo-se quando nos sentamos nele, fazendo com que a repartição de peso seja feita numa superfície maior. Por este motivo, é o selim topo de gama mais almofadado que testámos ultimamente, e, ao contrário de outros selins curtos nos quais as posturas são mais limitadas (o que pode ao fim de um treino longo provocar irritações), com este CADEX pedalámos sem dores nem desconforto em várias posições.

A sua forma é ligeiramente curvada e incorpora um canal central que também contribui para reduzir a pressão no períneo, mas insistimos que a sua maior virtude é o seu generoso e confortável forro. Mais notável ainda se tivermos em conta os seus 140 gramas verificados na nossa balança, convertendo-o num modelo atrativo para aqueles que querem reduzir o peso da sua bicicleta.

Teste selim CADEX Boost

 

CADEX BOOST

  • Preço: 239 €
  • Peso: 140 g
  • Dimensões: Comprimento 246 mm, largura 149 mm
  • Distribuidor: CADEX
  • Site: www.cadex-cycling.com

Arquivado em:

Os melhores videos