A segunda geração de rodas de carbono Endurance da marca helvética baseia o seu desenho numa elevada largura interna do aro - 22 mm - e um perfil de 35 ou 45 mm -, criado em colaboração com a Swiss Side, uma das grandes referências em termos de aerodinâmica.
Esta geração é formada pelas versões 1100 e 1400, que partilham o mesmo aro AERO+, mas a primeira - a que testámos - traz de origem cubos topo de gama da DT Swiss, os superleves 180 Dicut com rolamentos cerâmicos, e a segunda inclui os 240 Dicut, ambos com cepo Ratchet EXP de 36 dentes.
Os raios também diferem nos dois modelos - embora todos usem a fixação ao cubo em forma de "T" -, com os leves DT Aerolite II e os Aero Comp II nas 1100, enquanto as 1400 trazem os DT Aero Comp.
As novas ERC destinam-se aos ciclistas que pedalam frequentemente em estradas com piso em mau estado, sterrato ou mesmo gravel light, caso sejam usados pneus muito largos (pode levar até 64 mm).
MAIS LARGAS = MAIS VANTAGENS
Tal como na gama de rodas destinada a alta velocidade - as ARC que já testámos anteriormente - a DT Swiss teve em conta a maneabilidade e a estabilidade da bicicleta quando enfrentamos ventos laterais, mas sem perder as suas qualidades aerodinâmicas nem a leveza. A largura interna sobredimensionada segue a tendência de outras marcas e visa satisfazer a cada vez maior procura por rodas de alta gama para pneus de 28 mm - ou mais - que se adaptem a todo o tipo de pisos.
Os pneus com mais volume aumentam o conforto, a aderência em curva e a estabilidade, reduzindo a resistência ao rolamento ao evitar perdas de energia pela deformação dos flancos do pneu, embora aumentem um pouco o peso do conjunto.
As ERC são totalmente compatíveis com pneus tubeless, inclusive são vendidas de série com fitas de aro estanques e válvulas tubeless. Só devemos usar pneus específicos e acrescentar líquido selante para que os furos não nos afetem. Além disso, este sistema permite usar uma pressão mais baixa, sem temermos danificar o aro.
POLIVALENTES
Testámos a versão com 35 mm de perfil em todo o tipo de estradas, tanto com pneus de 25 e 28 mm - que se expandiam até aos 28 e 31 mm depois de montados - e com diferentes pressões.
Partilham com as ARC 1100 a sua elevada qualidade de construção e de rolamento, bem como um peso ajustado, mas são melhores em termos de absorção graças à largura interna dos aros, que proporciona mais conforto sobretudo em estradas com piso irregular.
Para além do conforto, também ganhamos aderência e estabilidade se compararmos com outros modelos convencionais com aros menos largos, aumentando a confiança a rolar. Quem pedala unicamente em estradas bem asfaltadas e consegue manter sempre velocidades elevadas, relegando para segundo plano o conforto, pode ficar com a noção de estar a desperdiçar watts com estas rodas.
Nesse caso, a melhor opção é montar um pneu de 25 mm à frente - a medida mínima recomendada pela DT Swiss - e de 28 mm atrás, com a pressão habitual adotada nos pneus mais estreitos.
DT SWISS ERC 1100 DICUT
Preço: 2.388 €
Peso: 1.393 g (com fitas de aro e cepo Shimano); diant. 634 g, tras. 759 g.
Medidas: 35 mm de perfil; 22 mm de largura interna e 28,6 mm de largura externa.
Inclui: Cepos XDR e Shimano, válvulas e fitas de aro tubeless, bolsas de transporte.
Opções: Cepo Campagnolo N3W
Distribuidor: DT Swiss
Site: www.dtswiss.com