Os portugueses são comodistas e preferem usar o automóvel nas suas deslocações diárias, mesmo que sejam voltas curtas, inferiores a 15 km. Como o automóvel está enraizado como um objeto de status, muitos nem ponderam utilizar outros meios de transporte mais eficientes, económicos e amigos do ambiente. Por mais incrível que pareça, mesmo aqueles que já fizeram as contas e chegaram à conclusão que ir de bicicleta para o emprego ou faculdade (em deslocações de curta/média duração) é imensamente mais benéfico a nível financeiro e em termos de saúde, estão na expetativa e ainda aguardam um incentivo extra para se converterem à utilização de uma bicicleta nestas deslocações.
Com a descida do IVA para 6% na compra de bicicletas (Portugal foi o primeiro país a nível europeu a dar este passo) e a manutenção do apoio dado pelo Fundo Ambiental na aquisição deste tipo de bicicletas, não sei que incentivos adicionais precisamos para compreender que o presente e o futuro passam por sermos inteligentes nas nossas decisões. Nos países mais desenvolvidos, as bicicletas são o meio de transporte prioritário em deslocações de curta/média distância e se em Portugal a desculpa são as subidas, as bicicletas elétricas vieram para acabar de vez com as dúvidas dos mais céticos. Recentemente li um estudo que me deixou impressionado. Na Alemanha foram vendidas mais e-bikes (2.2 milhões) do que carros elétricos em toda a Europa (1.6 milhões). Dá que pensar…
Não sei que incentivos adicionais precisamos para compreender que o presente e o futuro passam por sermos inteligentes nas nossas decisões.
UM MODELO PENSADO PARA O MEIO URBANO
A Riese & Muller é indiscutivelmente uma das marcas mais consagradas no capítulo das bicicletas para deslocações no meio urbano. Tem modelos bem concebidos, com montagens de qualidade, onde a segurança e o conforto estão em primeiro lugar. As bicicletas de carga, como esta Multitinker, não são uma novidade, mas começam a ganhar cada vez mais peso a nível europeu devido às necessidades das pessoas e empresas. É tipo dois em um: uma bicicleta para as nossas deslocações normais e um meio de transporte de carga (incluindo crianças) num rack próprio muito seguro.
É, na verdade, uma bicicleta de carga com rodas de 20 polegadas muito mais compacta do que as cargobikes originais lançadas há algumas décadas, mas muito ágil, segura e com acabamentos de elevada qualidade. A nível de carga, para além de um rack dianteiro que nos permite colocar uma caixa com os pertences que quisermos, este modelo inclui um rack traseiro onde podemos instalar uma cadeira de criança ou bolsas do tipo alforges impermeáveis. Também podemos transportar duas crianças atrás, para além de que podemos adicionar um atrelado. A Multitinker ainda possui uma bolsa inteligente presa ao chassis na parte lateral esquerda, onde podemos guardar documentos, o carregador da bateria, comida, vestuário ou outros itens. Esta bolsa tem um cadeado integrado antirroubo com código.
A própria Riese & Muller comercializa vários acessórios que podemos comprar em separado para esta bicicleta, como uma almofada comprida para que as crianças se possam sentar confortavelmente no rack traseiro, uma pega que se prende ao espigão, alforges, uma calha de proteção para as crianças, etc. Tudo a pensar na segurança, no conforto, na polivalência e nas necessidades particulares dos utilizadores. Aliás, nota-se que a marca dedica bastante tempo a pesquisar quais são as exigências dos consumidores e a testar conceitos.
De origem traz um motor Bosch Performance Line CX com Smart System e uma bateria Powertube de 625 Wh, bem como uma transmissão Shimano Deore de 10 velocidades e rodas de 20 polegadas (mescla características da Tinker 2 e da Multichargger).
Temos de ressalvar que embora tenha rodas de 20 polegadas, o seu comportamento é semelhante ao de bicicletas com rodas maiores, mas com a vantagem de ter pneus largos, com cardado e extremamente robustos e aderentes. Em alta velocidade, por exemplo em descidas, a qualidade da montagem é notória. É muito segura, estável, equilibrada, sem vibrações ou ruídos estranhos e como inclui de origem uns fantásticos travões de disco hidráulicos Magura MT5, a travagem é eficiente em qualquer condição.
Tem uma posição de condução erguida e confortável, sendo fácil ajustar a altura do selim bem como a altura e ângulo do guiador. E como o guiador tem um comprimento compacto, conseguimos circular nas ciclovias e estradas sem o receio de embater em transeuntes ou outros ciclistas.
Ficámos maravilhados com esta Multitinker, não só pelo conforto, segurança e estabilidade, mas também pelas valências
DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA
Para além dos dois racks (um dianteiro que pode levar uma carga máxima de 5 Kg e que está preso ao chassis, para maior segurança em curva, e de um traseiro que permite transportar até 65 kg), inclui um apoio para os pés (para que as crianças tenham um bom apoio quando estão sentadas atrás) e luzes (tanto a dianteira como a traseira são de boa qualidade). A cablagem está bem aglomerada e oculta dentro do quadro e tanto a bateria como o motor Bosch estão devidamente integrados no chassis do quadro.
Como a corrente é mais comprida do que o normal, tem uma roldana extra entre o pedaleiro e o desviador traseiro, de modo a manter a tensão. A suspensão Suntour Mobie 34 com 80 mm é específica para e-bikes e inclui bloqueio manual, uma curiosidade que vale a pena mencionar.
A nível de segurança, tem um bloqueio Abus na roda dianteira, acionável através de uma chave, além de ser possível através da aplicação RX Connect bloquear o motor. Simples e muito eficiente. A transmissão foi confiada ao grupo Deore da Shimano, com uma cassete 11-43 e um prato dianteiro de 56 dentes.
A comutação das mudanças é eficiente, fiável e nunca sentimos que o rácio fosse curto. Também gostámos do protetor de corrente e dos guarda-lamas integrados, tendo o frontal uma parte mais maleável na extremidade, evitando partir-se, quando embate em algum obstáculo. Também inclui uma campainha, um acessório fundamental em ambiente urbano, sobretudo em ciclovias, um eficaz e robusto descanso, punhos ergonómicos e um selim muito confortável da Selle Royal. Acresce o facto de não ter tubo horizontal, o que facilita a entrada na bicicleta, com qualquer tipo de roupa.
Quanto ao motor, é relativamente silencioso, sobretudo nos modos mais baixos (como o Eco), mas é sobretudo no modo automático e no Turbo que conseguimos aproveitar ao máximo as valências da Multitinker. O modo automático gere através dos sensores a nossa exigência e se nota que precisamos de mais velocidade gere o débito em termos de potência. Obviamente, os dois modos mais altos de assistência à pedalada gastam mais a bateria e reduzem a autonomia, por isso convém gerir consoante o trajeto que temos em mente.
Por exemplo, numa das nossas deslocações habituais diárias (28 km no total), oscilando entre o modo Auto e Turbo a bateria gastou 37% da carga, a uma média de 17,5 km/h (e máxima de 36,8 km/h). Como possui um display Intuvia, podemos sempre estar a par da autonomia restante, gerindo os modos em total confiança. No lado esquerdo, junto ao punho, está o comando que nos permite alterar os campos de visualização do display, bem como os botões de gestão dos modos de assistência e ainda um botão adicional de controlo das luzes.
ASPETOS A TER EM CONTA
Temos de confessar que ficámos maravilhados com esta Multitinker, não só pelo conforto, segurança e estabilidade, devido ao seu baixo centro de gravidade - , mas também pelas valências. Existem vários acessórios que podem ser incluídos, consoante aquilo que pretendermos fazer com esta bicicleta, o que aumenta a sua polivalência. E mesmo que seja um investimento algo avultado, a médio prazo esse investimento estará pago em termos de redução da nossa pegada ambiental, benefícios para a saúde, sanidade mental, poupança em termos de combustíveis fósseis, etc.
Temos, no entanto, de ressalvar alguns detalhes. Por ser uma bicicleta pesada (cerca de 38 kg), convém ter uma garagem fechada privada de fácil acesso para a guardar (ou eventualmente segurança privada) e em zonas muito apertadas requer algum cuidado. Se tivermos de subir ou descer escadarias que possuam sistema de calha lateral é preciso cuidado na entrada, dado que a bicicleta é comprida (mede praticamente o mesmo que uma e-bike tradicional de rodas 29”) e o chassis pode embater nessa calha. Acresce o facto de o modo walk assist requerer um empurrão inicial até ficar ativo, o que em certas circunstâncias é complicado devido ao peso. São pequenos handicaps que não prejudicam a nota final desta Riese & Muller, dado que os prós são muito maiores do que os contras.
O melhor: Conforto, segurança e equilíbrio. Montagem cuidada. Polivalência. Possibilidade de adicionar acessórios.
A melhorar: Peso muito elevado. Manobrabilidade em espaços apertados.
FICHA TÉCNICA:
- Quadro: Alumínio
- Suspensão: Suntour Mobie 34 CGO Boost, 80 mm
- Motor: Bosch Performance Line CX Smart System
- Bateria: Bosch Powertube 625 Wh
- Pedaleiro: Riese & Muller, 56 dentes
- Desviador: Shimano Deore, 10 vel
- Manípulo: Shimano Deore
- Cassete: Shimano Cues, 11-43
- Corrente: KMC X11
- Travões: Magura MT5
- Direção: Riese & Muller
- Avanço: Riese & Muller
- Guiador: Satori Horizon, 31,8 mm, 620 mm
- Punhos: Herrmans Grip Line
- Selim: Selle Royal New Lookin Male Eco
- Espigão de selim: JD/Riese & Muller, alumínio, 34,9 x 430mm
- Rodas: Mach 1 Trucky30, 20 polegadas
- Pneus: Schwalbe Smart Sam Plus, 20 x 2.35”
- Peso: 38 kg
- Tamanhos: tamanho único
- Pedais: VP R&M
- Preço: 5.494,71€ (tudo incluído)
- (+INFO): www.r-m.de