A Trek renovou a sua gama de pedais, destacando-se os Kovee para XC. Dentro desta gama específica de pedais automáticos há três modelos e no nosso caso testámos o superior, Kovee Pro. A única diferença face aos Kovee Elite e aos Comp é o material usado no fabrico do corpo, sendo compósito nos Pro, em vez de alumínio, o que significa que é ligeiramente mais leve.
Estes pedais pesam 335g e custam 139,99 euros. A Shimano continua a ser a referência em termos de pedais automáticos para BTT e se compararmos os pesos, o modelo XTR (topo de gama na marca nipónica) pesa 310g, mas são mais caros do que estes.
Os Trek Kovee Pro possuem dois aspetos que os praticantes mais assíduos vão apreciar. Por um lado, o comprimento do eixo é de 53 mm, ou seja, inferior ao standard (que atualmente é de 55 mm). Só a versão de eixo curto dos Shimano XTR (52 mm) é mais curta, tendo em conta a gama da marca asiática. Isto permite-nos reduzir o factor Q, auxiliando a pedalada (embora também aproxime mais os nossos sapatos dos cranques e das escoras).
Outra coisa que reparámos é que o corpo dos Kovee Pro oferece mais superfície de apoio do que os Shimano, reduzindo a aventual flexão dos sapatos ao pedalar.
A Trek recorreu à VP, um dos maiores fabricantes de pedais do mundo, para construir estes modelos. Aliás, o logotipo da VP está visível nos cleats.
O sistema de encaixe é o conhecido SPD, portanto podemos usar estes pedais com cleats standard SPD (por exemplo, da Shimano), no entanto, é recomendável usar os cleats indicados pela marca, os quais possuem ligeiras diferenças. Testámos com cleats Shimano e embora o sistema funcione, o encaixe e desencaixe é um pouco menos nítido e eficaz do que com os cleats originais.
Os Kovee Pro utilizam uma combinação de dois rolamentos selados no exterior e um casquilho na parte interior, sendo a manutenção bastante simples. Basta usarmos uma chave sextavada de 6 mm para extrair a tampa e uma chave de 8 mm para libertar o eixo do corpo do pedal.
Quando os retirámos da caixa, a rotação era algo preguiçosa, mas com o uso tornou-se mais fluida. Gostámos do encaixe/desencaixe, é possível ajustar a tensão nos dois lados e a flutuabilidade não é excessiva (isto, claro, depende também dos sapatos).
Durante as nossas voltas bateram ocasionalmente em pedras, e reparámos que um dos possíveis pontos fracos destes pedais pode ser a durabilidade do corpo em compósito, que se deteriora mais rapidamente do que um corpo metálico, embora não seja alarmante.
FICHA TÉCNICA:
[CARACTERÍSTICAS]: Corpo em compósito. Eixo cromoly. Dois rolamentos e casquilho. Eixo de 53 mm [OPÇÕES]: Kovee Elite (109,90 €), Kovee Comp (79,99 €). [PESO]: 335 g. [PREÇO]: 139,99 €. [MAIS INFORMAÇÕES]: www.trekbikes.com