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Já estamos a testar a nova gama de rodas de carbono Bontrager Aeolus Tubeless

A Bontrager renovou a sua gama de rodas de carbono Aeolus, na qual podemos encontrar quatro novas opções: RSL 37, Pro 37, Elite 35 e Elite 50. Todas são compatíveis com pneus tubeless.

Revista Ciclismo fundo

Já estamos a testar a nova gama de rodas de carbono Bontrager Aeolus Tubeless
Já estamos a testar a nova gama de rodas de carbono Bontrager Aeolus Tubeless

O lançamento da nova Trek Émonda para a temporada 2021 coincidiu com a ampliação da gama de rodas Bontrager Aeolus, a qual é composta por quatro novos modelos construídos com aros de fibra de carbono, sendo compatíveis com pneus tubeless: Aeolus RSL 37, que se destacam pelo seu baixo peso e pela qualidade dos seus cubos 240s; Aeolus Pro 37, as quais são bastante parecidas às topo de gama, mas a um preço mais contido; e as Aeolus Elite 35, a entrada de gama que também estão disponíveis com perfil de 50 mm.

Neste vídeo poderás encontrar todos os detalhes desta nova gama.

https://youtu.be/YKjvgHXUJQ0

Estivemos a testá-las durante os últimos meses, utilizando tanto a Trek Émonda SLR 9 como a Madone. Para além disso, recorremos à ajuda de Rubén Iglesias, da Trek Iberia, sobretudo quando tínhamos dúvidas acerca de algum detalhe destas rodas. Convém, antes de mais, referir que todas estas rodas têm garantia vitalícia (em defeitos de fabrico) e que todas estão cobertas pelo Carbon Care, um programa que permite ao comprador a renovação total das suas rodas perante qualquer dano, quer seja por uma queda ou por uma pancada, durante os dois anos seguintes à compra.

Teste: nova gama de rodas de carbono Bontrager Aeolus Tubeless

Rubén Iglesias, Bontrager P&A Specialist na Trek Iberia

Quais são as principais vantagens que a nova gama de rodas Aeolus proporciona? Que mudanças predominam face aos modelos anteriores?

A principal vantagem é que se trata de uma gama completa de rodas com um perfil muito polivalente. São mais leves, rígidas e aerodinâmicas do que os modelos anteriores. Se compararmos a nova Aeolus RSL 37 com a anterior Aeolus XXX 2, as RSL são 55 gramas mais leves, têm um perfil 30% superior e são 15% mais aerodinâmicas. Tudo isto sem afetar a estabilidade em ventos cruzados.

Teste: nova gama de rodas de carbono Bontrager Aeolus Tubeless

 

Por outro lado, a gama está mais compensada e diferenciada. Existem três níveis de preço - RSL, Pro e Elite - o que significa que as rodas mais baratas de carbono custam 899,99€, as quais estão disponíveis em duas opções: 35 e 50 mm de perfil.

Que percentagem em número de vendas, tem cada um destes três modelos?

As Elite, na sua versão de 35 mm, representam cerca de 32% das vendas, enquanto as Pro chegam aos 44% e as topo de gama RSL 24%. Como podemos ver, o modelo mais vendido é também o mais equilibrado. Falamos de umas rodas com as mesmas especificações aerodinâmicas que o modelo RSL, com um peso de 1.505g e com cubos DT-Swiss com o sistema Ratchet, tudo por um preço abaixo dos 1.300€.

Que diferença em termos aerodinâmicos existe entre elas? Escolheram os 37 mm de perfil porquê?

A forma aerodinâmica do aro com o qual estão fabricadas as rodas Pro e RSL é exatamente a mesma, por isso o ganho aerodinâmico que existe na versão topo de gama deve-se sobretudo aos novos cubos DT Swiss.

O perfil de 37 mm foi desenvolvido a pensar num tipo de bicicleta superleve, trepadora. Testámos estas rodas no túnel de vento e em várias subidas... As conclusões destes estudos apontaram este perfil como o melhor compromisso entre leveza e aerodinâmica.

Teste: nova gama de rodas de carbono Bontrager Aeolus Tubeless

As Aelous RSL 37 e as PRO 37 têm as mesmas medidas em termos de largura interna e externa

Como é que se justifica a diferença de preço entre as Pro e as RSL? Só mudam os cubos? Os rolamentos, pelo menos a olho nu, parecem os mesmos...

A principal diferença entre estes dois pares de rodas é o peso, sendo as RSL 180 gramas mais leves. Além disso, o carbono com que são fabricadas é de nível superior, aumentando a rigidez. As RSL trazem os novos cubos DT Swiss 240s com a tecnologia EXP.

As RSL são, em suma, as topo de gama, incluindo os melhores materiais e o melhor design. Quanto aos rolamentos, não têm a mesma medida, mas são da mesma qualidade e nos dois casos podem ser substituídos por versões em cerâmica.

Teste: nova gama de rodas de carbono Bontrager Aeolus Tubeless

Detalhe do cubo da RSL 37, com Ratchet EXP da DT Swiss

Como é que funciona a garantia vitalícia das rodas e o programa Carbon Care?

É uma garantia que é válida durante a vida útil do produto contra defeitos de fabrico ou falha dos componentes. Esta garantia é exclusiva para o comprador original, embora recentemente tenhamos extendido até três anos desde a data de venda original para proprietários posteriores.

Por outro lado, o programa Carbon Care é um serviço adicional que oferece a substituição ou reparação gratuita das nossas rodas de carbono no improvável caso de sofrer danos (enquanto o utilizador estiver a pedalar) durante os dois primeiros anos desde a data de compra.

Este novo serviço oferecido pela Bontrager, afeta tanto as rodas montadas em bicicletas de série como acessórios. Isto proporciona uma grande tranquilidade ao consumidor perante algo que implica um grande investimento (a aquisição, por exemplo, de um par de rodas de carbono).

Este serviço é apenas mais um que disponibilizamos. Por exemplo, estamos a substituir o capacete em caso de acidente e com garantia incondicional de conforto.

Teste: nova gama de rodas de carbono Bontrager Aeolus Tubeless

 

NOVA GAMA BONTRAGER AEOLUS

Bontrager Aeolus RSL 37

  • Perfil: 37 mm
  • Largura interna: 21 mm
  • Largura externa: 28 mm
  • Peso roda dianteira: 605 g
  • Peso roda traseira: 722 g
  • Preço: 2.399,98 €

Bontrager Aeolus Pro 37

  • Perfil: 37 mm
  • Largura interna: 21 mm
  • Largura externa: 28 mm
  • Peso roda dianteira: 691 g
  • Peso roda traseira: 828 g
  • Preço: 1.299,98 €

Bontrager Aeolus Elite 35

  • Perfil: 35 mm
  • Largura interna: 19 mm
  • Largura externa: 26,6 mm
  • Peso roda dianteira: 733 g
  • Peso roda traseira: 941 g
  • Preço: 899,98 €

Todos os modelos são para discos Center Lock e de série trazem cepos Shimano compatíveis com cassetes de 10 e 11 velocidades. Os cepos para Sram de 10 e 11 velocidades, bem como os novos XDR para cassetes de 12 velocidades estão à venda em separado.

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