comitium

TESTE GOBIK: jersey Carrera 2.0 e calção Revolution 2.1

A Ekoi é uma das marcas de vestuário de ciclismo que mais tem crescido. Em Portugal tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, quer pela qualidade dos seus produtos, quer pelo preço face à concorrência. Testámos duas peças, uns calções e uma camisola e ficámos rendidos.

Teste Gobik   jersey Carrera 2.0 e calção Revolution 2.1
Teste Gobik jersey Carrera 2.0 e calção Revolution 2.1

A marca espanhola Gobik é um verdadeiro caso de sucesso. Num segmento de mercado extremamente competitivo e com margens baixas, a marca conseguiu posicionar-se no mercado e ganhar reputação em pouco tempo. O segredo do seu sucesso é facilmente explicado. Os responsáveis desta empresa decidiram apostar em vestuário de qualidade, com tecidos e tecnologias inovadoras - tudo feito na própria sede da marca - e num modelo de negócio B2C (venda direta). Criaram um site atrativo, com conteúdo dinâmico, patrocinaram equipas de topo e souberam investir em publicidade nos locais certos. O resultado está à vista e é animador. 

A coleção da Gobik é vasta e até inclui vestuário casual que podemos usar quando não estamos a andar de bicicleta. Quanto às peças que testámos - o jersey de manga curta Carrera 2.0 e o calção Revolution 2.1 -, neste artigo explicamos aquilo que mais gostámos e o que menos apreciámos. 

gob2
 

JERSEY CARRERA 2.0

Esta camisola tem um corte justo, sem ser excessivo e o tecido é altamente respirável, sendo ideal para o Verão. Por isso mesmo, elimina facilmente o suor e como o tecido é elástico e parcialmente em rede, não enruga e sentimos como se fosse uma segunda pele. Tem proteção solar UPF40, as costuras estão dissimuladas para evitar atrito e as mangas são ergonómicas e parcialmente compridas, para evitar aquela aparência "bronze à ciclista". A extremidade das mangas é elástica - preferimos este sistema do que o convencional com bandas de silicone - porque se mantém sempre no lugar e o corte neste caso é assimétrico. 

Gobik Carrera 2.0
 

Na extremidade da cintura toda a envolvência inclui silicone e atrás possui três bolsos de volumetrias diferentes. O central tem mais capacidade de transporte, sendo ideal para levarmos, por exemplo, o smartphone, enquanto os laterais pemitem transportar geis, barras, chaves ou dinheiro. Nenhum dos bolsos possui fecho, mas como são fundos, bem delineados e seguros, não sentimos necessidade dessa característica. 

Debaixo do bolso central existe uma discreta banda em material refletor. Inclui fecho integral na parte frontal e a gola é em V, de modo a evitar magoar a maçã de Adão quando apertamos até acima, embora esta camisola seja unisexo. Também apreciámos outro detalhe bastante discreto: no interior do jersey existe uma etiqueta onde podemos escrever o nosso nome

carrera
 

No cômputo geral gostámos bastante da ergonomia e conforto deste jersey, além de ser muito leve. É fabricado maioritariamente com fibras ou tecidos reciclados, tem uma decoração espetacular, embora existam mais cores e seca rapidamente, portanto podemos usar todos os dias após lavagem. No entanto, certamente alguns dos nossos leitores apreciariam mais se tivesse um bolso com fecho para guardar bens mais valiosos.

Está disponível em seis tamanhos (2XS, XS, S, M, L e XL), em quatro cores e custa 90 euros. É daqueles jerseys que dura uma vida inteira, desde que tenhamos cuidado na lavagem e evitemos misturar com luvas que tenham velcro. Poderás comprar esta jersey aqui

CALÇÃO REVOLUTION 2.1

Este calção é uma versão atualizada do calção topo de gama da marca. É muito leve, no entanto nenhuma das principais características - como o conforto e a ergonomia - foi abdicada. Tem um almofadado muito bom - o K10 Graphene, produzido pela reputada Elastic Interface em exclusivo para a Gobik - que é absorvente, confortável e não causa atrito, o qual podemos usar durante voltas até quatro horas sem qualquer problema. 

revolution
 

Quanto ao tecido usado neste calção, tem proteção solar UPF 50 e está dividido em painéis, para maior conforto. Por exemplo, a zona em contacto com a zona genital e selim é mais suave, enquanto os painéis laterais e frontais são feitos com um material diferente, mais compressivo. Aliás, este calção está preparado para ser usado em alta competição, possuindo licra de alta qualidade e a extensão das pernas é maior do que nos calções de qualidade inferior. 

As alças são elásticas, produzidas a laser e a parte traseira inclui uma zona em rede termomoldada, para maior evacuação da transpiração. E, como não podia deixar de ser, tem duas gravações em material refletor na parte traseira das pernas, para maior visibilidade.

rev
 

Após testarmos estes calções durante alguns meses confirmamos que são de muito boa qualidade e aparentam ter uma elevada durabilidade. Sáo resistentes, graças ao seu tecido elástico e as extremidades das pernas mesclam licra com micro pontos de silicone, para se manterem no devido lugar. São daquele tipo de calções que vestimos e nem damos por eles, e isso significa uma coisa: não sentimos atrito, desconforto ou dor enquanto pedalamos. O almofadado não é volumoso, mas cumpre o seu papel na perfeição e as costuras, como são dissimuladas, não incomodam. 

Secam muito rápido após a lavagem e temos de confessar que, do nosso ponto de vista, estão ao nível daqueles que são claramente os melhores calções de ciclismo na atualidade, os Assos. 

gob1
 

Os Revolution 2.1 estão disponíveis em azul escuro e em preto e custam 160€. Estão disponíveis em sete tamanhos (do 2XS ao 2XL) e poderás comprá-los aqui

Arquivado em:

Novo calção Lancer da Gobik

Relacionado

Novo calção Lancer da Gobik: desenhado para ganhar

Calças Gobik Subzero

Relacionado

Calças Gobik Subzero: o teu melhor aliado contra o frio e a chuva

Lunatic, a coleção da Gobik para o Verão

Relacionado

Lunatic, a coleção da Gobik para o Verão

Gobik lança a UN1TY, o kit principal da coleção Warm23

Relacionado

Gobik lança a UN1TY, o kit principal da coleção Warm23

Gobik apresenta a sua primeira coleção Lifestyle

Relacionado

Gobik apresenta a sua primeira coleção Lifestyle