As bicicletas elétricas não são baratas. Há exceções, obviamente, e uma delas é esta Trek que não chega a custar 2.700 euros, mas vem repleta de tecnologias de ponta – como, por exemplo, a ponteira UDH ou os eixos Boost – mas também características que possibilitam fazer upgrades, como as roscas para instalar fixações para alforges, descanso ou guarda-lamas.
E se pensas que a Trek teve de recorrer a marcas de segunda linha na montagem, enganas-te redondamente. O motor é o conhecido Bosch Active Line Plus de 50 Nm, a bateria é a CompacTube de 400 Wh da Bosch, a transmissão é da Shimano, a suspensão é RockShox e os periféricos incluem a marca da casa – a Bontrager -, que é sinónimo de fiabilidade e robustez.
PREÇO CONTIDO, MAS DESEMPENHO ESPERADO
Encontrar Bosch, travões de quatro pistões e tanta qualidade e polivalência junta costuma ser sinónimo de um PVP superior a 4.000 euros. Por isso, não temos receio em dizer que ficámos agradavelmente surpreendidos com esta Marlin+. De facto, esta bicicleta enquadra-se no segmento de iniciação ao chamado BTT elétrico, mas devido às suas valências atrevemo-nos a classificá-la como uma all rounder híbrida que pode ser usada nas deslocações do dia a dia, nos passeios de fim de semana e, porque não, numa viagem?
É uma bicicleta elétrica pesada (24 kg no tamanho XL), isso é inegável, mas ao mesmo tempo é robusta e ágil em andamento. O motor Bosch ajuda de forma natural e possui quatro modos (Eco, Tour+, Auto e Turbo). Usámos o Auto na maior parte das vezes pois é o modo que melhor gere as necessidades e o próprio display Purion a cores avisa caso seja necessário engrenar uma mudança abaixo ou acima.
A MARLIN+ TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL NUMA VERSÁO MAIS BARATA COM OUTRA SUSPENSÃO E TRANSMISSÃO, MAS SEM ESPIGÃO TELESCÓPICO
O controlo remoto é muito intuitivo e inclui vários campos de dados onde podemos ver a cadência, velocidade, autonomia, entre outras informações. O motor está alojado junto ao eixo pedaleiro, numa posição horizontal e o tubo diagonal do quadro é sobredimensionado, garantindo rigidez estrutural e, sobretudo, resistência.
Quanto à suspensão, é uma RockShox Recon Silver RL com 120 mm de curso e sistema de amortecimento Motion Control. É suave na leitura das irregularidades, o que nem sempre acontece em suspensões montadas em bicicletas elétricas nesta faixa de preço e inclui bloqueio, embora neste tipo de bicicletas nunca seja usado.
Quanto aos travões, a escolha foi excelente. Embora sejam uma espécie de gama sem nome da Shimano (os MT4100), são extremamente potentes e neste caso são uma versão de quatro pistões, acompanhados de discos de 203 mm, para a máxima fiabilidade em qualquer condição.
A transmissão também é da Shimano, neste caso é o grupo Deore de 12 velocidades, com cassete de 10-51 dentes, portanto não há subida que meta medo. É uma transmissão básica que cumpre o seu papel, em todo o caso, é algo ruidosa e nem sempre as mudanças engrenam suavemente, notando-se o som metálico nas comutações.
AS DUAS CORES DISPONÍVEIS DESTE MODELO SÃO UMA AUTÊNTICA OBRA DE ARTE QUANDO AS VEMOS AO VIVO
A geometria é relaxada, portanto adotamos uma posição de condução neutra que evita dores nas costas ou ombros. Como possui um espigão de selim telescópico, permite-nos ter mais espaço de manobra se quisermos arriscar em descidas mais verticais, mas este acessório também serve para ajudar a entrar na bicicleta (quando baixamos o espigão não temos de levantar tanto a perna). É muito longa entre eixos, o que proporciona estabilidade e como inclui pneus bastante largos com sistema tubeless, não há trilho, raiz, pedra ou rego que nos assuste.
Voltando ao motor Bosch, o modo Eco é, do nosso ponto de vista, demasiado suave e só mesmo em retas é viável usá-lo, dado que os 24 kg desta bicicleta são um peso difícil de combater. É sobretudo nos modos Tour+ e Auto que passaremos a maior parte do tempo. O Turbo será usado esporadicamente, para ultrapassar aquela subida super inclinada.
A TREK TEM VÁRIOS ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS COM ESTA MARLIN+, INCLUINDO BATERIAS EXTRA
A partir dos 25 km/h nota-se atrito, não só do motor, mas também dos pneus e do peso do conjunto, por isso, é importante gerir através do display a autonomia. Em terreno maioritariamente plano, conseguimos percorrer pouco mais de 50 km com uma carga completa, mas se a volta tiver mais acumulado de subida, obviamente esse valor cai drasticamente. Em todo o caso, dependendo da carga, do peso do ciclista e de outros fatores, é possível fazer uma volta de 30 ou 35 km na montanha com um acumulado digno. Lembramos que se trata de uma bicicleta de iniciação ao BTT elétrico e estamos perante uma bateria de 400 Wh, portanto não podemos comparar com outras bicicletas cujas autonomias e preços são bastante superiores.
No cômputo geral, esta Trek Marlin + cumpre aquilo que promete. Para bicicleta de iniciação ao mundo elétrico está bem equipada e é fiável. Tem garantia vitalícia, vem de origem com componentes de marcas conceituadas e tem uma geometria que facilita a nossa habituação. Além disso, não há nenhum ponto muito negativo a apontar. Basta gerirmos a autonomia, anteciparmos a comutação das mudanças e desfrutarmos dos trilhos.
DETALHES
- PNEUS. Desconhecíamos os pneus Gunnison Pro XR na medida 2.6, mas foram uma agradável surpresa. São robustos, proporcionam uma grande aderência em terreno irregular e incluem o sistema tubeless. Nos tamanhos XS e S, os pneus e rodas são 27,5”, enquanto nos restantes são 29”.
- TUBO DIAGONAL. Este tubo é massivo e inclui no interior a cablagem, a bateria e na parte inferior o motor Bosch.
- ESPIGÃO TELESCÓPICO. Este componente está presente em várias bicicletas da coleção 2024 de várias marcas e proporciona mais manobrabilidade em descidas complicadas. Nos tamanhos de quadro XS e S, o espigão tem somente 100 mm de curso e nos restantes 150 mm.
- SUSPENSÃO. No tamanho XS, a bicicleta é fornecida com uma suspensão RockShox Recon Silver RL de 100 mm, em vez de 120 mm. Além disso, o offset do tamanho XS e S é de 46 mm, em vez de 42 mm, para um comportamento homogéneo.
- CARREGAMENTO DA BATERIA. A entrada de carregamento tem uma disposição própria do cabo. Isto previne que uses um carregador que não seja equivalente e assegura a máxima segurança.
- MOTOR. O Active Line Plus é um motor fiável e que cumpre todas as normas internacionais. Tem potência suficiente para as situações normais (50 Nm) e é no modo Auto que encontrarás o teu melhor aliado.
- PREPARADA PARA TUDO. Tem fixações para colocares um rack traseiro, guarda-lamas e um descanso.
- TRAVAGEM POTENTE. Os discos de 203 mm e os quatro pistões são sinónimo de potência elevada no sistema de travagem. Numa bicicleta pesada como esta, são garantia de fiabilidade.
- DISPLAY. O ecrã a cores da Bosch inclui todas as informações de que precisas e no mesmo comando consegues gerir os modos de assistência, navegar nos menus, ativar o walk assist ou ligar as luzes, se montares umas compatíveis.
Aspetos positivos: Confiança proporcionada + Fiabilidade dos componentes + Travagem
Aspetos a melhorar: Peso + Transmissão ruidosa
FICHA TÉCNICA
Quadro: Alumínio Alpha Gold
Suspensão: RockShox Recon Silver RL, 120 mm
Motor: Bosch Active Line Plus, 50 Nm
Bateria: Bosch CompacTube 400 Wh
Display: Bosch Purion 200
Pedaleiro: FSA CK-220, 165 mm, 32 dentes
Desviador: Shimano Deore
Manípulo: Shimano Deore, 12 velocidades
Cassete: Shimano Deore, 10-51
Corrente: Shimano Deore
Travões: Shimano MT4100. Discos 203 mm
Direção: Semi-integrada
Avanço: Bontrager Comp, 31,8 mm
Guiador: Bontrager alumínio, 750 mm
Punhos: Bontrager XR Trail Comp
Selim: Bontrager Arvada
Espigão de selim: TranzX, 150 mm
Rodas: Bontrager Line TLR 30
Cubos: Bontrager alumínio, Formula alumínio
Pneus: Bontrager Gunnison Pro XR, 29x2.6
Peso: 24,1 kg (tamanho XL, sem pedais)
Tamanhos: XS, S, M, L e XL
Preço: 2.669 euros
+ INFO: www.trekbikes.com