A gama de pneus Terra para gravel da marca alemã Continental divide-se em três versões: Hardpack, Trail e Speed. A primeira destina-se a terrenos compactos, a segunda a terreno solto e a terceira mistura características do Hardpack e do Trail, embora o design dos seus tacos se aproxime mais do modelo Trail.
A própria gama Trail inclui dois modelos: ProTection e ShieldWall. Esteticamente são idênticos, mas no primeiro caso a borracha inclui o composto BlackChili que mistura borracha sintética e natural, bem como uma camada de reforço adicional em toda a carcaça que reduz a possibilidade de sofrer furos ou cortes. No caso do ShieldWall - o modelo que testámos - é usado o composto PureGrip e possui proteção contra furos.
Estes pneus estão disponíveis em quatro medidas - três para rodas 700 e uma para 650b -, e no nosso caso escolhemos a versão de 40 mm, a mais utilizada, embora cada vez mais marcas adotem pneus de 45 mm nas montagens mais modernas, de modo a aumentar o conforto, a aderência em curva e a tração.
No caso dos pneus que testámos, a carcaça tem três camadas de 180 TPI (fios por polegada) e a banda de rolamento está formada por um composto de sílica. O objetivo é proporcionar uma aderência muito superior, bem como uma durabilidade maior.
O sistema ShieldWall - basicamente é uma camada de tecido que envolve todo o pneu - proporciona uma proteção bastante equilibrada, garantindo que não furamos. Tudo isto sem incrementar muito o peso, a resistência ou o atrito. No entanto, se compararmos com pneus mais focados na competição - mais leves e menos protegidos - a diferença que sentimos em termos de absorção, conforto ou capacidade de adaptação ao piso em que rolamos é quase inexistente.
É compatível com o sistema tubeless e, embora não seja a opção mais recomendável, também é possível utilizar com câmaras de ar. E podem ser montados em rodas hookless ou convencionais.
Ao contrário de outros pneus da gama Terra da Continental - como os ProTection - os ShieldWall não são fabricados na Alemanha. Apesar da sua origem, também não notámos uma perda significativa da sua qualidade ou acabamentos. Em todo o caso, afeta o preço, pois estes pneus são bastante mais baratos.
COMPORTAMENTO
Instalámos estes pneus numas rodas com 25 mm de largura interna e após medirmos com um paquímetro, confirmámos que medem exatamente os 40 mm indicados pela Continental. Obviamente se usássemos rodas mais estreitas o valor seria diferente.
A montagem não foi particularmente complicada, mas não foi a mais fácil, devido à carcaça menos flexível do que outros modelos que já testámos. Vedam com bastante facilidade, portanto a perda de pressão de um dia para o outro é bastante baixa. E aguentam bastante bem as agruras do terreno, mesmo quando recebem uma pancada forte ou quando rolamos com baixa pressão.
Os seus tacos hexagonais são mais pequenos e têm menos espaço entre eles na zona central, mas o seu tamanho vai aumentando à medida que se aproximam das laterais da banda de rolamento, proporcionando uma aderência muito elevada, sobretudo em terreno solto.
São o tipo de pneus que podemos levar para os terrenos mais complicados, dado que a sua proteção contra furos e cortes é muito elevada, e em terrenos mais compactos, rolam bastante bem, sem grande atrito.