Estás interessado em comprar uma ebike mas, dado que a tua técnica não é muito boa, tens algum receio de não a conseguir controlar? Leste algures que os motores são muito potentes e que em alguns momentos, a entrega de energia pode deixar-te numa situação perigosa? Existe algum motor mais moderado, mas que seja ao mesmo tempo suficientemente potente?
Uma ebike de BTT requer um período de adaptação às suas reações e funções. É verdade que durante as primeiras voltas podes apanhar um susto, ao recomeçar a pedalar logo a seguir a uma curva no modo de assistência alto, ou numa subida muito inclinada. Todos os motores têm modos de assistência de diferente intensidade, e recai no utilizador a aprendizagem necessária para saber utilizar e dosear esses modos. Tudo depende do motor/modo de assistência escolhido e da mudança que estiver engrenada na altura. Se antecipares, ou seja, se antes de notares que vais ter de reduzir drasticamente a velocidade para depois retomar optares por reduzir o modo de assistência e eventualmente a mudança engrenada, notarás que o "empurrão" que a bicicleta dará será mais neutro e seguro. É tudo uma questão de hábito.
Caso seja necessário, podes personalizar os parâmetros do motor. É uma ferramenta que todos os motores têm, através da sua aplicação correspondente. Em qualquer caso, aconselhamos a usar modos de assistência baixos quando se retoma o andamento, bem como em descidas, para prevenir possíveis saídas de curva, pois por vezes quando colocamos o pé no pedal para retomar o andamento o motor empurra em demasia.
Poderás saber mais detalhes e dicas na revista eBIKE Portugal (edição anual). A próxima edição estará nas bancas em julho, bem como na App Store, Google Play e na Motorpress Store.