Conselhos de compra

Specialized acaba de lançar o novo Propero 4

A marca californiana deu a conhecer o novo Propero 4, um capacete que reune as vantagens aerodinâmicas do S-Works Evade 3 com a ventilação do S-Works Prevail 3. Como o próprio design dá a entender, as preocupações com a vertente aerodinâmica foram tidas em conta, mas a um preço mais acessível do que as versões mais elitistas. 

Carlos Pinto

2 minutos

Specialized acaba de lançar o novo Propero 4

O novo Propero 4 foi inspirado nos melhores capacetes da Specialized, mas está disponível a um preço mais baixo do que as versões S-Works e, do nosso ponto de vista, com opções cromáticas esteticamente bastante atraentes.

Se tens acompanhado a evolução dos capacetes Specialized (no nosso site temos publicado todos os lançamentos da marca), já deves ter reparado que o novo Propero inclui detalhes do S-Works Evade 3 e do S-Works Prevail 3

 

Nota-se o formato do Evade 3 na parte externa, mas também alguns detalhes na zona de ventilação oriundos do Prevail 3, sobretudo na parte traseira. O resultado é um capacete equilibrado, esteticamente agradável, leve (290g) e com todas as garantias em termos de segurança (possui o sistema MIPS Evolve de última geração), tendo obtido a pontuação máxima nos testes de segurança realizados pelo Instituto Politécnico de Virginia. 

Para além dos testes realizados no túnel de vento que a marca tem em Morgan Hill, foram feitas análises computacionais que simulam a passagem do ar e após a simulação de vários formatos, foi chegado a um consenso. Segundo os dados dos testes, o Propero 4 é 4 watts mais rápido do que o S-Works Prevail 3, o que se traduz em 15 segundos mais rápido em 40 km se andarmos a uma velocidade média de 45 km/h. 

 

O Propero 4, como referimos antes, possui características do Prevail 3 sobretudo a nível aerodimâmico, mas a verdade é que este novo capacete estreia um novo sistema chamado Micro Channeling, que consiste em pequenos microcanais de 2 mm que criam turbulência no fluxo do ar, refrescando a cabeça. Funciona de certa forma como uma máquina de secar roupa, ou seja, quando estamos em andamento entra ar em turbulência, ajudando a manter a cabeça seca e fresca. 

Este capacete tem um sistema de esponjas internas bem desenhado, que garante uma secagem rápida e são muito confortáveis. Além disso, ao contrário dos Mips de primeira geração, esta versão Evolve não interfere no processo de ventilação interno. Além do mais, o chassis interno do capacete tem reentrâncias, para a máxima leveza, mas sem pôr em causa a sua integridade e resistência.

Estamos a testá-lo há algumas semanas e desde já podemos salientar alguns pontos. É muito fácil de ajustar, os acabamentos são de elevada qualidade (até a ligação da extremidade do policarbonato com o chassis interno é fabricado neste material) e pelo seu design dá a sensação de que estamos a usar um capacete bem mais caro. Ainda não tivemos a oportunidade de o testar em dias muito quentes, mas até agora, é um capacete que tem ventilação suficiente para a maioria das situações. 

 

Este capacete permite a colocação de óculos (quando não os estamos a usar) nas aberturas frontais, mas devido à dimensão das aberturas, só conseguimos encaixar óculos com hastes retas. Óculos com hastes onduladas não têm margem suficiente. 

Está disponível em três tamanhos (S, M e L) e em quatro cores. Custa 190 euros e poderás encontrá-lo à venda nas lojas e em www.specialized.com

PONTOS A DESTACAR

  • Canais de ventilação traseiros sobredimensionados herdados do S-Works Prevail 3.
  • Sistema de proteção MIPS Evolve.
  • Sistema de ajuste FS3 e aperto traseiro occipital.
  • Estrutura em policarbonato, para elevada durabilidade.
  • Fitas de 10 mm para secagem mais rápida e conforto adicional.
  • Sistema Trifit de repartição de fitas ajustável.
  • Possibilidade de armazenar os óculos.
  • Parte frontal herdada do S-Works Evade 3.

 

Etiquetas:

Relacionados