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Santa Cruz moderniza a V10

A V10 foi desenvolvida pelos engenheiros da Santa Cruz, com a cooperação de uma das melhores equipas do mundo, a Syndicate. Está agora mais moderna e permite mais ajustes, consoante o tipo de percurso e de atleta.

Carlos Pinto

2 minutos

Santa Cruz moderniza a V10

Quando se tem a colaboração de atletas de nível mundial como Greg Minnaar, Jackson Goldstone, Laurie Greenland ou Nina Hoffman, o resultado só poderia ser soberbo. Além disso, Steve Peat, o "guru" da equipa Syndicate, ajudou a desenvolver e testar nas condições mais difíceis a nova versão da fantástica V10, uma das bicicletas de downhill mais impressionantes. 

Uma bicicleta de Downhill é como um carro de Fórmula 1: tem de incluir as melhores características para corresponder em milésimos de segundo às condições mais exigentes. E é por isso que todas as grandes marcas querem estar presentes na Taça do Mundo desta especialidade, pois é a partir daqui que conseguem testar e validar muitas das tecnologias que depois são replicadas - com os devidos ajustes, naturalmente - nas bicicletas de Trail, All Mountain e Enduro que podemos encontrar à venda no mercado para o comum dos mortais. 

Além do mais, o Downhill é a disciplina mais exigente e é aquela onde, para além da técnica do atleta, a bicicleta, a sua geometria e a montagem desempenham um papel vital no resultado final. 

 

A Santa Cruz experimentou diferentes protótipos em alumínio construídos na sua sede na Califórnia e quando chegou à conclusão de qual seria o design definitivo, avançou com a produção em carbono CC. 

Há várias novidades nesta nova versão, mas também há pormenores que permanecem, como o sistema de amortecimento VPP com os seus 208 mm de curso, mas agora com uma cinemática melhorada para mais apoio, suavidade e tração

 

Em todo o caso, há três pontos de ajuste que permitem personalizar o comportamento da bicicleta:

  • Na direção podemos escolher três posições de reach (-8/0/+8 mm)

  • No eixo traseiro há um flipchip com três posições de comprimento das escoras: +5/0/-5 mm

  • No link inferior do amortecedor traseiro há um ajuste de três posições que permite variar a altura do pedaleiro e o ângulo de direção. 

O quadro tem cablagem interna e uma fixação deslizante do travão traseiro para se adaptar a diferentes configurações do flipchip. A marca também melhorou a rigidez do quadro e quanto às rodas, adotou a configuração mullet nos tamanhos S, M e L e rodas 29" no tamanho XL. 

MONTAGENS DISPONÍVEIS

O quadro da nova V10 está à venda em separado por 4.680€ e existem dois kits de montagem, o S com Sram GX e suspensões Fox Performance por 7.100€ e o kit X01, com Sram X01 e suspensões Fox Factory por 8.850€. Ambos trazem rodas Reserve, pneus Maxxis Assegai, selim Fizik Alpaca e espigão de selim Race Face. 

A Santa Cruz é distribuída em Portugal pela Bicimax. Poderás obter mais dados em www.bicimax.pt

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