Nino Schurter sempre esteve muito atento à tecnologia das suas bicicletas, e gosta de fazer testes e experimentar material para encontrar a melhor solução. É algo que o caracteriza, além da sua grande preocupação com os aspetos técnicos da condução. Há quem o considere perfecionista neste aspeto e há quem o apelide de minucioso e empenhado.
Em 2016, o suíço deixou de lado as suas rodas convencionais de XC e começou a usar rodas mais largas, com pelo menos 25 mm de largura interna, o que na altura era uma medida pouco habitual em XC, por isso recorreu às rodas que a DT Swiss desenvolveu para All Mountain. Pesavam mais, é verdade, mas essa desvantagem era compensada com outros aspetos. A DT Swiss tomou nota desta preferência de Nino e pouco depois apresentou as suas XCR Spline com largura interna de 25 mm, bem como as XCM Spline com largura interna de 30 mm.
Porque é que o Nino Schurter não usou apenas um pneu mais largo como muitos fazem? Porque o efeito não é obviamente o mesmo. É preciso um aro mais largo para obter as vantagens que se pretende. Atualmente é normal encontrar nas melhores bicicletas de XC rodas com 25 mm de largura interna equipadas com pneus 29" x 2.25. Quanto à pressão da suspensão e do amortecedor, Schurter usa 1.55 bar à frente e 1.65 atrás.
PORQUE É QUE AS RODAS LARGAS SÃO MELHORES?
1. Aderência e controlo.
2. Menos pressão.
3. Conforto.