Conselhos de compra

Sabes porque é que se deve utilizar rodas mais largas?

Nino Schurter foi o principal impulsionador do uso de rodas mais largas em XC. Por isso, já em 2016 usava umas rodas DT Swiss desenhadas para All Mountain...

Carlos Pinto

2 minutos

Sabes porque é que se deve utilizar rodas com aros mais largos

Nino Schurter sempre esteve muito atento à tecnologia das suas bicicletas, e gosta de fazer testes e experimentar material para encontrar a melhor solução. É algo que o caracteriza, além da sua grande preocupação com os aspetos técnicos da condução. Há quem o considere perfecionista neste aspeto e há quem o apelide de minucioso e empenhado.

Em 2016, o suíço deixou de lado as suas rodas convencionais de XC e começou a usar rodas mais largas, com pelo menos 25 mm de largura interna, o que na altura era uma medida pouco habitual em XC, por isso recorreu às rodas que a DT Swiss desenvolveu para All Mountain. Pesavam mais, é verdade, mas essa desvantagem era compensada com outros aspetos. A DT Swiss tomou nota desta preferência de Nino e pouco depois apresentou as suas XCR Spline com largura interna de 25 mm, bem como as XCM Spline com largura interna de 30 mm.

Porque é que o Nino Schurter não usou apenas um pneu mais largo como muitos fazem? Porque o efeito não é obviamente o mesmo. É preciso um aro mais largo para obter as vantagens que se pretende. Atualmente é normal encontrar nas melhores bicicletas de XC rodas com 25 mm de largura interna equipadas com pneus 29" x 2.25. Quanto à pressão da suspensão e do amortecedor, Schurter usa 1.55 bar à frente e 1.65 atrás.

Nino Schurter e as primeiras rodas largas da DT Swiss para XC em 2017, as XCR e as XCM Spline
 

PORQUE É QUE AS RODAS LARGAS SÃO MELHORES?

 

1. Aderência e controlo.

Uma roda mais larga apoia mais eficientemente o pneu. Permite ao pneu manter uma maior superfície de contato, tornando-o mais estável nas forças laterais.
 

2. Menos pressão.

Uma roda mais larga permite levar menos pressão, e isso significa uma melhor aderência e tração, bem como um melhor deslizamento no terreno.
 

3. Conforto.

Do mesmo modo, o facto de ser possível colocar pressões inferiores significa que haverá mais conforto em andamento. E se quisermos aumentar a pressão, uma roda mais larga permite um maior volume de ar no pneu e isso é - uma vez mais - um benefício em termos de conforto.
 

OS TESTES DE FLORIEN VOGEL COM RODAS DE 30 MM

O atleta Florien Vogel esteve a testar, em colaboração com a Continental e com a DT Swiss, umas rodas XCM 1200 de 30 mm, montadas com pneus Continental Race King 29x2.2, e nos testes confirmaram que o atrito ou resistência ao rolamento com esta combinação é menor do que a habitual. Inclusivé baixando a pressão dos pneus.
 

 

Etiquetas:

Relacionados