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Shimano XTR 2019: respondemos a todas as tuas dúvidas

A Shimano apresentou recentemente o seu novo grupo Shimano XTR 9100 e já recebemos inúmeras perguntas dos nossos leitores. Iremos responder às mais comuns.

Mountainbikes.pt

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O novo grupo Shimano XTR é realmente uma obra de engenharia

Acabámos de regressar de Kranjska Gora (na Eslovénia) onde assistimos em exclusivo nacional à apresentação do novo grupo XTR 9100 da Shimano, um lugar idílico e com umas paisagens fenomenais onde tivemos a oportunidade de ver e testar os componentes específicos para XC e Enduro. A seguir iremos responder às dúvidas mais recorrentes dos nossos leitores:

1 - Desde quando é que existe o XTR?

É incrível, mas já passaram 26 anos desde o lançamento do grupo topo de gama da multinacional japonesa. Desde então foram lançados 9 grupos e a versão mais recente foi desenvolvida após 8 anos de investigação

2 - É um grupo completamente novo ou herda algo da versão anterior?

Não. Todos os componentes foram melhorados em relação à versão anterior, desde o sistema de travagem até à transmissão, incluindo a corrente, sem esquecermos os pedais.  

3 - A Shimano passa finalmente a ter 12 carretos atrás? 

Sim, é o primeiro grupo da Shimano de 12 velocidades. Há duas novas cassetes de 12 velocidades com desmultiplicações diferentes de 10-50 dentes e de 10-45 dentes. Além disso, também existe a possibilidade de usar 11 carretos de 10-45 dentes. 

4 - Há mais do que um Shimano XTR ou continua a ser um grupo muito específico para XC? 

Existem três grupos diferenciados, um específico para a prática do XC, outro para a modalidade de Maratonas e ainda outro para Enduro. Os pedais são mais fáceis de diferenciar, os travões no grupo de XC ou de maratonas são de dois pistons e com manetes em carbono, enquanto o de enduro é de 4 pistons e com manetes de alumínio. A cassete de enduro é de 11 velocidades, enquanto a de XC e maratonas é de 12. 

5 - O que é a tecnologia Scylence?

A Shimano desenvolveu uma nova tecnologia chamada Scylence no cubo traseiro que junto ao núcleo Micro Spline, elimina o ruído característico de quando deixamos de pedalar. 

6 - Já resolveram o problema da flexão das manetes de travão?

Sim, agora o corpo da manete de travão apoia-se diretamente no guiador conferindo mais rigidez e estabilidade, o que é muito útil em descidas técnicas e com grande inclinação (precisamente aquelas em que usamos com mais frequência os travões).

7 - Como é construída a nova cassete de 51 dentes?

Utiliza três materiais diferentes em função do desgaste, alumínio para os carretos maiores, titânio para os médios e aço para os mais pequenos, que são individuais. A aranha que une todos os carretos é de alumínio. 

8 - Há novidades nos pedais?

Os pedais M9100 de XC e os pedais M9120 específicos para Enduro têm características muito similares, mas diferenciam-se porque os de XC não têm uma palataforma, sendo obviamente mais leves do que os M9120. Além disso, os pedais de XC estão disponíveis com dois comprimentos de eixo diferentes, 52 e 55 mm

9 - A Shimano continua a apostar na cremalheira dupla?

Sim, mas menos, se bem que a marca acabou de lançar uma nova versão melhorada. Todavía, a sua aposta neste novo grupo é claramente o 1x12. 

10 - Como é que funciona?

Tivemos a oportunidade de o testar em bicicletas diferentes, percursos distintos e em condições climatéricas diversas. A transmissão mostra um comportamento fiável, mesmo levando-a ao limite, forçando a passagem das mudanças em subidas duras para comprovar o seu comportamento. Comprovou que o seu funcionamento é mais suave e preciso do que os modelos anteriores. Em descidas técnicas e longas com muita lama os travões proporcionam segurança e controlo, sobretudo os travões de Enduro de 4 pistons. Os comandos das mudanças e o botão do espigão telescópico são muito intuitivos e fáceis de ajustar segundo as necessidades de cada um. 

Isto é só um aperitivo, pois numa das próximas edições da revista BIKE iremos mostrar em detalhe como funciona cada componente do novo XTR e revelaremos muitos mais segredos que descobrimos na Eslovénia. 

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