Estivemos em Finale Ligure (Itália) na apresentação do Bosch Performance Line CX RACE, uma edição limitada que não chegará a todos os fabricantes de bicicletas.
A Bosch tem mais de 10 anos de experiência a produzir motores para ebikes de BTT e o lançamento do Performance Line em 2014 foi um marco importante. Depois, em 2018, o surgimento do modo de assistência eMTB fez com que a marca alemã ganhasse mais notoriedade e em 2021, através do Smart System, a Bosch cimentou a sua posição de liderança. Agora, a marca dá a conhecer a versão de competição do reputado motor, o RACE LIMITED EDITION.
“O setor do eMTB está a ficar cada vez mais profissional em todo o mundo e nós apoiamos ativamente esta evolução” explicou Claus Fleischer, diretor comercial da Bosch eBike Systems.
Se por fora o que chama mais a atenção é a sua cor cinzenta, é por dentro que residem as principais inovações. O chassis é fabricado em magnésio e pesa 2.750 gramas (enquanto o atual Performance Line CX pesa 2.900g).
Mantém os atuais 85 Nm de torque, tal como as versões atualmente conhecidas, mas esta versão RACE LIMITED EDITION oferece uma ajuda de até 400%, ou seja, 60% mais do que as versões existentes que chegam a 340% no modo Turbo.
Outra característica chave é a rapidez para chegar à velocidade máxima de 25 km/h. Neste ponto, a marca desenvolveu este produto em parceria com alguns atletas do E-EWS, como Tracey Moseley ou Jerome Clementz, que estiveram dois anos a testar e afinar este motor.
Os atletas profissionais Jerome Clementz e Tracy Moseley ajudaram a desenvolver este novo motor.
A assistência oferecida também foi melhorada, sobretudo em cadências superiores a 120 rotações por minuto, pois é precisamente aí que os atletas da E-EWS necessitam de mais apoio do motor, em zonas técnicas, por exemplo, ou quando estão perto dos 25 km/h durante algum tempo.
Trata-se de de um sistema que não é para principiantes e que se destina aos que procuram um elevado rendimento, em detrimento da autonomia, embora durante os testes que fizemos em Finale Ligure tenhamos ficado surpreendidos dado que mesmo usando a maior parte do tempo os modos RACE e TURBO, regressámos sempre com a bateria com mais de 50% de carga na bateria PowerTube (de 750 Wh).
Outro ponto interessante é Extended Boost, que proporciona assistência à roda traseira logo após deixarmos de pedalar, o que é bastante útil quando estamos em subidas muito técnicas ou em descidas complicadas que requerem alguma inércia. Na prática, não temos de rodar os pedais 360º para o motor ajudar, no entanto isto só funciona no modo RACE.
Além disso, o Hillhold permite-nos, quando usamos a bicicleta no modo WALK, poder parar (por qualquer motivo) sem corrermos o risco de a bicicleta cair para trás.
Quanto ao funcionamento do Performance Line CX RACE, é mesmo um motor de competição. Está focado no alto rendimento e nem todos conseguirão retirar partido das suas vantagens, dado que o seu apoio é impressionante, por isso é preciso saber dosificar essa potência.
Em breve também chegará ao mercado o comando Mini Remote e o System Controller, que serão o complemento perfeito deste motor que está a marcar uma nova fase nas bicicletas elétricas.
Poderás saber mais detalhes em www.bosch-ebike.com.