Na base do sistema hidráulico ou cartucho GRIP (vencedor das Enduro World Series), a Fox introduxiu novas prestações e fez pequenos ajustes para criar o cartucho de compressão mais avançado e ajustável até à data, o GRIP2.
O GRIP2 incorpora as tecnologias mais avançadas, como as 4 vias de ajuste, a inovadora válvula VCC para a recuperação de alta velocidade, a nova válvula intermédia de compressão e reduziu a fricção.
O GRIP2 foi inspirado no design FIT tipo cartucho selado utilizado nas motos, o qual é combinado com uma mola metálica interna com piston flutuante, para manter o comportamento estável e prolongar a durabilidade. O excesso de óleo é aliviado através de uma porta especial, situada no topo do cartucho.
Os designs prévios do sistema hidráulico topo de gama já contavam com circuitos de ajuste de alta e baixa velocidade para a compressão e ajuste de recuperação. O GRIP2 acrescenta a capacidade de ajuste de recuperação de alta velocidade e utiliza uma inovadora válvula denominada Variable Valve Control, ou VCC.
A VCC não é simplesmente mais um ajuste; oferece um rendimento superior a qualquer outro sistema tradicional de ajuste de alta velocidade, ao mesmo tempo que se ajusta a um rácio maior de utilizadores, com uma recuperação melhor após os impactos, um excelente rendimento em compressões repetitivas e um ótimo limite de ajuste.
Um dos segredos do GRIP2 é a válvula VCC no circuito de recuperação de alta velocidade.
A "magia" contida na VCC é fácil de se explicar: no fundo é uma espécie de mola que trabalha num bloco de anilhas. O botão de ajuste externo de recuperação de alta velocidade muda a pressão que a mola exerce no tal bloco. Isto não só regula a passagem pelo circuito de alta velocidade (na recuperação), mudando a firmeza da válvula, como melhora o controlo através de uma recuperação mais rápida após impactos múltiplos, permitindo que a suspensão trabalhe mais extendida, gerindo melhor o curso e proporcionando uma sensação mais estável e segura.
Relativamente ao movimento em compressão, o design complexo da válvula intermédia permite moldar a curva de compressão, dotando-a de um suporte melhor que mantém a geometria da bicicleta após travagens fortes, melhorando a estabilidade em apoios em curva.
No desenvolvimento do GRIP2 foram incluídas outras melhorias ao nível dos retentores e das juntas de baixa fricção, que melhoram a resposta em impactos pequenos, bem como o polimento e anodizado do piston e do interior do tubo para reduzir fricções.
Poderás obter mais informações em www.ridefox.com.
Distribuidor: www.bicimax.pt.






