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Nova Trek Slash tem o pivô traseiro mais elevado

Chegou ao mercado a nova versão da Trek Slash. É a sexta geração desta bicicleta - configuração mullet - com 170 mm de curso e um sistema de amortecimento traseiro com pivô elevado. 

Jose Luis Arce

3 minutos

Nova Trek Slash tem o pivô traseiro mais elevado

A renovada Trek Slash adota o mesmo sistema de amortecimento da Session, caracterizado por um pivô principal alto e uma corrente que é conduzida através de duas roldanas Idler. 

Esta localização do pivô principal, muito acima do pedaleiro e afastado da linha de corrente tradicional, permite que o eixo traseiro se desloque para trás com os impactos (ao comprimir o basculanteI, o que origina um comportamento melhor do amortecedor traseiro e traduz-se numa maior capacidade de absorção, permitindo manter a inércia da bicicleta. 

“O sistema do pivô elevado assemelha-se ao usado na Taça do Mundo de Downhill"

A corrente não fica engrenada diretamente no prato a partir da cassete (que é o modo convencional), em vez disso é desviada através de uma roldana superior de 19 dentes, localizada perto do pivô principal, e a partir desta área é conduzida até ao prato. Esta redistribuição proporciona uma nova linha de corrente e, portanto, uma interação diferente da força de tração produzida pela transmissão quando pedalamos. 

O "Pedal kickback" fica assim eliminado, devido ao alongamento da corrente quando o basculante é comprimido, fazendo com que o amortecimento seja mais independente, sensível e efetivo. 

“Utiliza uma corrente standard de 126 elos, salvo no tamanho XL que requer dois elos adicionais". 

A roldana inferior situada atrás do prato, mitiga a extensão da corrente debaixo da escora, conseguindo um melhor funcionamento da transmissão e fazendo com que as forças contrárias não influenciem o seu funcionamento (entre o movimento do basculante e o tensor da caixa de roldanas do desviador). 

Esta configuração do basculante, juntamente com a tecnologia Active Braking Pivot (ABP) que une as escoras superiores e inferiores, está desenhada para tornar independente as forças de travagem do movimento da roda. 

A nova Trek Slash tem um curso traseiro maior 10 mm, chegando agora aos 170 mm nas duas rodas, e a geometria foi alterada: o alcance (reach) é maior e o ângulo de direção está mais lançado, tendo agora 63,5º. Este ângulo pode ser modificado um grau substituindo os copos da direção (vendidos em separado). O tubo de selim tem um ângulo mais vertical (77º) e as escoras mudam de comprimento consoante o tamanho do quadro. 

As rodas são Mullet de série (29" à frente e 27,5" atrás), mas é possível montar uma roda traseira de 29 polegadas (a partir do tamanho M). Mas isto implica mudar a fixação inferior do amortecedor nas bicicletas à venda nas lojas (a peça está incluída quando o quadro é comprado) e retirar o novo guardalamas traseiro integrado nas escoras. 

A configuração de rodas Mullet faz com que a roda dianteira supere melhor os obstáculos enquanto a traseira oferece agilidade e a possibilidade de não alongar excessivamente a parte traseira da bicicleta. O tamanho S só permite montar duas rodas 27,5". 

O novo quadro permite montar espigões telescópicos de maior comprimento e curso, chegando aos 170 mm e com uma inserção de até 290 mm (antes só chegava aos 205 mm). 

O Mino Link desaparece (a sua função era modificar a geometria e o curso), sendo substituído por uma peça excêntrica que modifica o comportamento do amortecedor traseiro (mais linear ou mais progressivo). Também deixa de incluir o Knock Block, que impedia a rotação completa da direção, para que a parte superior da suspensão dianteira ou o guiador não batessem no quadro em caso de queda, e o objetivo desta retirada foi baixar o peso do quadro e simplificá-lo. 

Podem ser montados pneus de até 2.5" tanto em 29" como em 27,5". O disco traseiro é de 200 mm (mas pode ser montado um de 220 mm com um adaptador), permite usar pratos de 28 a 34 dentes (e se for oval, só até 32 dentes), tem uma linha de corrente de 55 mm e o pedaleiro é de rosca BSA de 73 mm, sendo possível colocar uma guia de corrente ISCG 05 de três parafusos. 

Outros detalhes que foram revistos são a abertura da zona de armazenamento que permite guardar o kit antifuros e ferramentas dentro do tubo diagonal, acessível através da zona do porta-bidon. Além disso, as suas peças são fabricadas em plástico reciclado. 

Também inclui novos protetores de borracha de dupla densidade debaixo do tubo diagonal. O superior protege o quadro quando a bicicleta é transportada em veículos ou suportes e o inferior protege de impactos provenientes do terreno, como pedras. Além disso, uma lâmina debaixo da pintura adiciona proteção ao quadro. O último elemento de proteção que também permite "insonorizar" a nova Trek Slash quando a corrente bate na escora direita, é o protetor de escora ondulado em borracha. 

A nova Trek Slash está disponível em sete modelos e dois quadros (carbono e alumínio), estando claramente destinada a Enduro, com 70% das suas capacidades nas descidas e 30% nas subidas. 

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