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Nova ORBEA Terra: evolução lógica

A Orbea apresentou a nova versão da Terra, a sua polivalente bicicleta de gravel que tem dado que falar pela sua fiabilidade e desempenho. 

José Luis Arce

2 minutos

Nova ORBEA Terra

O quadro de carbono OMR (o mesmo usado até agora) está mais leve e é mais rígido. Quanto à forqueta, é 25g mais pesada, mas é mais resistente, permitindo agora fixar bolsas ou alforges, algo que a versão anterior não permitia. Além disso, o novo quadro tem reentrâncias externas que servem para absorver as vibrações do terreno. Estas características derivam da Orbea Denna que, como já antecipámos durante a apresentação, poderiam ser aplicadas na nova geração da Terra, como veio a suceder. 

A melhor absorção desta Terra também se deve ao tubo superior mais fino e ao tubo vertical mais curto, deixando o espigão mais exposto, permitindo uma flexão maior nesta área. Outro dos detalhes que influencia decisivamente no conforto do ciclista é o volume dos pneus. A nova Orbea Terra permite instalar pneus de até 50 mm, deixando espaço livre de 6 mm. Isto significa que, embora a marca não o assuma, possamos instalar pneus de BTT 2.1.

O quadro foi atualizado e já inclui a nova ponteira UDH para podermos montar as novas transmissões SRAM XPLR ou outras transmissões, incluindo de BTT Full Mount, sem descartar a possibilidade de optar por outras soluções com o tradicional dropout. Quanto ao eixo pedaleiro, passa a ser 386 Evo, em vez de Press Fit. 

Outra das novidades é o surgimento de várias fixações para bolsas ou alforges, caso queiramos participar numa prova de ultradistância ou viajar, bem como guarda-lamas, embora se o usarmos não podemos instalar pneus mais largos do que 45 mm. Também tem um novo compartimento Lockr XXL, com um acesso mais amplo e com uma volumetria 35% maior. 

A geometria sofreu um ligeiro retoque. Tem um reach (comprimento do quadro) maior, combinado com um avanço mais curto, tornando a direção ágil e segura. A maior distância entre eixos melhora a estabilidade quando rolamos a baixa velocidade ou em zonas inclinadas a descer. Além disso, o trail da forqueta é específico para cada tamanho, proporcionando um comportamento equilibrado. 

Em Portugal vão estar à venda seis modelos em três cores (Caramel Carbon View, Acid Gum - Fantasy Purple Carbon Views, Nickel - Met Cinnamon), no entanto existe a possibilidade de personalizar as cores e os componentes através do programa MyO.

Orbea Terra M21eTEAM 1X (5.259 €): grupo SRAM Force XPLR AXS, rodas Oquo Road Control RC30Team

Orbea Terra M20iTeam (5.079 €): grupo Shimano GRX Di2, rodas Oquo Road Control RC30Team

Orbea Terra M31eTeam 1X (3.679 €): grupo SRAM Rival XPLR AXS, rodas Oquo Road Control RC25Pro

Orbea Terra M20Team (3.239 €): grupo Shimano GRX, rodas Oquo Road Control RC25Pro

Orbea Terra M30Team 1X (2.629 €): grupo Shimano GRX, rodas Oquo Alloy

Orbea Terra M30Team (2.629 €): grupo Shimano GRX, rodas Oquo Alloy

 

Poderás encontrar mais informações em orbea.com.

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