A nova Merida One Sixty FR tem como base a conhecida plataforma de Enduro da marca, mas agora está mais capaz, sobretudo em bike parks, devido ao maior curso - 180 mm à frente e 171 mm atrás - à configuração de rodas mullet em vez de 29" e a um amortecedor de mola.
O amortecedor de mola é mais linear e, ao contrário dos amortecedores de ar instalados nos modelos One Sixty, funciona muito bem com a cinemática FAST.
A primeira parte do curso é mais suave, proporcionando uma maior absorção nas pequenas irregularidades do terreno, enquanto a parte final progressiva dá apoio no curso médio para bombear nas curvas e nas rampas dos saltos. Além disso, a parte final do curso, como é mais progressiva, evita bater no fundo (ou seja, evita esgotar totalmente o curso disponível).
A solidez é uma das imagens de marca deste modelo, bem como a racionalidade na escolha dos componentes, de modo a que não tenha preços exorbitantes. Por isso, a Merida optou por usar quadros em alumínio - que têm garantia de 5 anos - com sistema de amortecimento P-Flex (sem articulação secundária, confiando na flexão das escoras), o qual requer uma manutenção reduzida.
Por outro lado, a marca escolheu minuciosamente as suspensões e os travões, elementos que fazem toda a diferença numa bicicleta como esta.
Em termos de tamanhos, a Merida confia no seu sistema Agilometer, que permite escolher o tamanho do quadro consoante as características de condução preferidas em vez de simplesmente a altura do corpo. Podes escolher um determinado tamanho se preferes um quadro mais comprido para maior estabilidade, ou mais curto para uma sensação de andamento mais compacta, otimizada para saltos. Há duas montagens: FR600 e FR400, cada uma com cores diferentes.
Fica atento ao site da Merida (www.merida-bikes.com) para mais informações.