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Já testámos os pneus Pirelli Scorpion Race Enduro M

Testámos estes pneus que foram desenvolvidos em cooperação com a lenda do Downhill e Enduro Fabien Barel.

Revista BIKE

3 minutos

Já testámos os pneus Pirelli Scorpion Race Enduro M

Estes Scorpion Race estão disponíveis em diferentes versões, como é habitual na marca: M (condições mistas), S (terreno macio e solto), T (tração, mais focada na roda traseira) e Mud (específica para lama). A carcaça de todas as versões é a chamada Dual Wall nos modelos denominados Enduro (exceto a Mud), que como o próprio nome indica é uma dupla camada, neste caso de 120 TPI, enquanto se quisermos ainda mais reforço teríamos de recorrer à versão DH com a carcaça Dual Wall +, 2x60 TPI e cerca de 150 g mais pesada.

Os Race Enduro testados têm logicamente um comportamento ligeiramente mais rolante e ágil, ajudando a bicicleta a manter uma velocidade muito elevada nos trilhos. Este último aspeto foi talvez o que mais nos chamou a atenção, pois achámo-los mais rápidos e fáceis de conduzir do que a sua aparência e densidade de borracha nos faziam imaginar. Com tacos grandes e espaçados e uma dureza de apenas 42 ShA, não são excessivamente aderentes e a sensação dinâmica é muito boa. O peso médio das duas unidades testadas foi de 1.287 g (1.295 + 1.279 g), um valor elevado, mas competitivo no segmento em que se inserem.

Em termos de robustez da sua carcaça, poderíamos dizer que estão ao nível de um Maxxis Double Down, para citar uma referência bem conhecida, tanto em termos de resistência como de peso. Isto significa que se trata de um pneu muito reforçado e suficiente para uma utilização agressiva, sem furar ou rasgar facilmente.

Aplicámos pressões entre 1,4-1,6 Bar nos dois pneus e encontrámos o melhor compromisso entre absorção e resistência, embora a Pirelli recomende valores ligeiramente superiores. No entanto, para os riders mais agressivos ou simplesmente para uso em competição, recorreríamos a uma “mousse” interna ou diretamente à versão DH mais reforçada. Para além da agilidade que já salientámos, a aderência fez com que nos sentíssemos muito confortáveis com eles.

O nível de confiança proporcionado por estes Pirelli foi muito elevado, especialmente em terreno seco e em condições rochosas (em terreno húmido quase não os experimentámos). Nos primeiros percursos com eles procurámos os trilhos mais íngremes e técnicos que conhecemos e foi aqui que descobrimos que são muito fáceis de manter na linha, mesmo que esteja um pouco irregular, e transmitem sempre onde estão os limites - ou melhor, onde não estão! Terra solta sobre rocha, terra compacta com sulcos, raízes e pedras... a verdade é que não tivemos qualquer susto ou surpresa com eles, em parte graças ao facto de os tacos terem pequenos canais na sua superfície que lhes permitem adaptar-se bem ao terreno. Mesmo em trilhos em que é preciso kit de unhas e curvas rápidas, conseguimos manter a nossa velocidade sem hesitações ou perda de aderência. 

Quanto à capacidade de travagem, é muito boa, embora na roda traseira se tenha mostrado um pouco mais baixa do que outros modelos mais específicos para este fim (normalmente com tacos colocados mais horizontalmente). Em curvas muito verticais e apertadas, com quase todo o nosso peso na traseira, notámos o raspar dos tacos laterais contra o chão, por estarem altos e separados.

Por estas razões, pensamos que, embora o Race Enduro M seja totalmente fiável e versátil, na roda traseira teríamos gostado mais do modelo Race T. Só são fabricados na medida de 2,5" (tanto em 29" como em 27,5"), e podemos de certa forma dizer que é o tamanho ideal para uso competitivo, embora haja certamente quem procure tamanhos diferentes para alargar a gama de utilização em diferentes bicicletas. O principal inconveniente é o preço (89,90€). Embora isso dependa dos nossos aros, no nosso caso, fizemos o encaixe destes pneus com uma bomba normal de oficina, sem ser necessário recorrer ao compressor. 

O melhor. Muito boa aderência. Equilíbrio entre resistência e agilidade. 

A melhorar. Volume único de 2,5". Preço elevado.

FICHA TÉCNICA

  • [Características] Composto único SmartEVO DH, 42 ShA. Carcaça DualWALL 2x120 TPI. Largura 2,5" (63 mm).
  • [OPÇÕES] 29x2,5" e 27,5x2,5".
  • [PESO] 1.295 e 1.279 g
  • [PREÇO] 89,90 €.
  • [+ INFO] Sociedade Comercial do Vouga (www.scvouga.pt). www.pirelli.com

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