As SLR 45 para travões de disco fazem parte da coleção 2021 da Mavic recentemente apresentada. São rodas em carbono, com um peso baixo e com tecnologias novas (Fore) e novos cubos Infinity.
Durante a montagem dos pneus ficou logo patente uma das principais diferenças face à geração anterior de rodas, pois o lábio do aro (no rebordo), que antes ajudava a manter o pneu no seu sítio se rolássemos com pouca pressão, mas que convertia a desmontagem num autêntico suplício se não usássemos desmontas, foi alterado. E agora, o canal central foi alargado para que a montagem e a desmontagem sejam fáceis. Tal como em todos os outros testes, experimentámos vários tipos de pneus convencionais - com câmara - e tubeless para verificar a sua compatibilidade. E como não precisa de fita - o aro prescinde das furações para as cabeças dos raios - o peso foi reduzido, mas fica assegurada a resistência do aro e, sobretudo, que o sistema fique estanque, caso usemos pneus tubeless.
Estas rodas têm uma largura interna de 19.2 mm - segundo as nossas medições - um valor inferior à tendência atual de 21 ou mais milímetros (as Zipp 303 Firecrest chegam a medir 25 mm). Segundo a teoria, quanto mais largas forem as rodas, menos perda de energia pela deformação, e na prática mais conforto e aderência geram, ao permitir baixar a pressão. Contudo, também é verdade que um aro muito largo filtra as sensações que recebemos do asfalto, reduzindo a sensação de velocidade e o controlo que uns pneus de 25 mm proporcionam num aro com a largura interna das Cosmic SLR que testámos. Os nossos pneus, após instalados, apenas aumentaram aproximadamente 1 mm face à medida indicada no flanco - de 24 mm para 25,5 na dianteira e de 26 mm para 27 na traseira -, uma vantagem para aqueles que têm um quadro e forqueta mais antigos e que não permitem usar pneus muito largos.
O cepo IS360 é do tipo ratchet, o qual abdica dos clássicos linguetes e aposta num sistema de dois carretos com 40 dentes que engrenam com apenas 9º de deslocação. O som que emite quando deixamos de pedalar é elevado, mas não chega ao nível dos cepos DT Ratchet. Inclusivé, podemos silenciá-lo adicionando um anel de borracha no interior do cepo. Não são necessárias ferramentas para o desmontar, lavar ou lubrificar, ou mesmo substituí-lo por qualquer outro cepo compatível com qualquer standard do mercado, incluindo o Shimano Spline - para 12 carretos - ou o novo Campagnolo N3W com uma cassete Ekar de 13 carretos.
Para melhorar a sua robustez e fiabilidade, o eixo traseiro tem uma grossura maior (cresceu 2.5 mm), e os rolamentos dos novos cubos Infinity incluem um ajuste automático lateral denominado QRM Auto, o qual se baseia numa mola situada num rolamento e que fica fixada ao eixo. A suavidade do sistema manteve-se durante todo o teste, sem folgas ou ruídos. As cabeças dos raios herdam o sistema Fore dos modelos de alumínio (estão enroscadas aos raios e possuem uma inserção de alumínio situada no interior da roda) elevando a rigidez, a resistência e a leveza da roda, embora piore a sua aerodinâmica face âs cabeças ocultas. No entanto, este efeito é compensado com o perfil elíptico dos raios. Os seus acabamentos são os habituais: excelentes. Quanto à estética, também seguem a linha minimalista adotada nas temporadas anteriores, prescindindo de logotipos grandes ou decorações coloridas.
O seu comportamento na estrada é exemplar. Nas subidas, a sua leveza fez-se notar e nas estradas planas, o seu perfil de 45 mm ajudou-nos a manter a velocidade elevada e economizar energia, se compararmos com rodas com perfil mais baixo. Em estradas degradadas ou caminhos de terra apreciámos o conforto superior, pois já tínhamos testado outras rodas que não eram tão confortáveis como estas, e isso deve-se ao facto de estas Mavic darem prioridade à fiabilidade e à absorção em detrimento da rigidez lateral. Com vento o seu comportamento foi previsível, embora nos dias mais agrestes tivéssemos de estar mais atentos à sua trajetória. Os ciclistas menos habituados ou treinados devem optar pela versão com 32 mm de perfil.
FICHA TÉCNICA
- Preço: 1.850 €
- Peso: 1.491 g (diant. 678 g, tras. 813 g), 1.471 g com cepo XDR
- Medidas: 45,8 mm de perfil; 19,2 mm de largura interna e externa de 28 mm
- Opções: Cepo Shimano/SRAM até 11v, SRAM XD/XDR, Shimano Micro Spline, Campagnolo até 12v, Campagnolo N3W
- Inclui: Válvulas tubeless, extrator de obus, chave de raios, desmontas
- Distribuidor: Mavic
- Site: www.mavic.com