A nova AtomX Carbon que a marca espanhola BH acabou de apresentar mantém os princípios fundamentais do seu design, com as vantagens conhecidas de todos e evoluiu alguns aspetos para a máxima integração dos componentes e para uma limpeza das suas linhas.
As suas linhas são mais suaves e o chassis é mais compacto e elegante. O novo design do quadro de carbono Ballistec de alto módulo utiliza a tecnologia HCIM (Hollow Core Internal Molding), conseguindo reduzir o peso até aos 2.3 kg. Mantém o X-System, que facilita a extração da bateria e mantém a solidez do tubo diagonal, podendo assim adotar paredes mais finas e reduzir o seu tamanho (o tubo tem menos 18 mm), tornando-o mais compacto e leve.
Isto não significa que a bateria fornecida de origem tem menos capacidade. Vem de série com uma bateria com 720 Wh, sistema Brose com assistência de até 410% e torque de 90 Nm, com capacidade de trabalhar em altas cadências (de 90 a 120 rpm). É um motor mais leve do que nas gerações anteriores (pesa 2,9 kg) e permite personalizar os seus modos de assistência através da aplicação BH iConnect.
Para o controlo da assistência, foi adotado um comando compacto e minimalista denominado iRemote. Tem três botões e permite gerir os modos de forma intuitiva, incluindo um sistema de luzes LED que nos informa acerca do estado da bateria e do nível de assistência. A conetividade Bluetooth e ANT+ faz com que possamos emparelhar um dispositivo Garmin.
MAIS RÍGIDO E INTEGRADO
Graças à forma de integração da bateria, o triângulo dianteiro é 20% mais rígido e a zona da direção é 80% mais rígida. Quanto ao sistema de amortecimento, herda as tecnologias mais recentes implementadas noutros modelos da marca, como a utilização de um eixo sobredimensionado no ponto de rotação principal e rolamentos autocentrados.
A integração é outro dos pilares da BH AtomX Carbon. Além da integração da bateria, os parafusos do link foram ocultados de modo a proporcionar uma estética mais limpa nessa zona. O aperto do espigão de selim também foi totalmente integrado no quadro e não é visível.
O quadro inclui cablagem completamente interna a partir do tubo da direção. Além disso, este modelo inclui o sistema BlockLock da Acros, que evita que o guiador bata no tubo superior, através de uma limitação da rotação (150º).
As novas formas da BH AtomX Carbon permitem usar um porta-bidon convencional na sua posição habitual no tubo diagonal. Também pode ser usada uma multi-ferramenta FIT, localizada no interior do tubo da direção.
GEOMETRIA
Com o sistema Split Pivot, a nova BH AtomX Carbon passa a ter uma geometria diferente, com um reach maior, um tubo de selim mais vertical (76º) e umas escoras mais curtas (somente 454 mm), junto com um ângulo de direção mais relaxado (65º). E como novidade face ao modelo anterior, está disponível em 4 tamanhos, incluindo o SM.
Além disso, está disponível em duas versões, com cursos de 140 e 160 mm no amortecedor traseiro.
5 modelos fazem parte da gama AtomX Carbon, com preços a começar nos 6.699€. Poderás saber mais detalhes clicando aqui.