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GT Grade 2020: super confortável e pronta para Bikepacking

A GT renovou a Grade, a sua bicicleta mais polivalente, para oferecer a possibilidade de montar pneus mais largos e alforges num quadro que se destaca pelas escoras flutuantes.

Joaquín Calderón e Pedro Pires

GT Grade 2020: super confortável e pronta para Bikepacking
GT Grade 2020: super confortável e pronta para Bikepacking

Desde que o gravel se começou a tornar popular, há aproximadamente três anos, a modalidade não parou de evoluir. Se então a tendência eram bicicletas com pneus de 28 mm ou 30 mm sem tacos, agora, passando pelas cada vez mais numerosas opções disponíveis, encontramos desde modelos com uma orientação mais desportiva até bicicletas com inclinação para cicloturismo, passando por versões com pneus quase de BTT.

Uma das bicicletas pioneiras deste segmento foi a GT Grade, que se converteu numa das primeiras versões com quadro em carbono para gravel. A Grade chegou ao mercado com montagens de série com pneus de 28mm, mas muitos utilizadores, e nós também, quando a testámos há alguns anos, optaram por explorar as suas opções com pneus mais aptos para estradões e caminhos, graças ao facto de ter espaço para pneus até 35mm.

GT Grade 2020: super confortável e pronta para Bikepacking

MAIS CONFORTÁVEL

Para satisfazer os utilizadores que procuram pneus mais largos, as novas GT Grade trazem de série pneus de 700x37mm e a largura máxima é de 42mm, enquanto, segundo a marca, também se poderão utilizar pneus de 650B até 47mm. Para além de se aproximar da tendência dos pneus mais largos, a principal mudança na nova Grade é encontrada no característico Triple Triangle da marca americana. As escoras superiores são agora flutuantes, ou seja, não têm nenhum ponto de contacto com o tubo do selim. Para a construção do quadro, que anuncia um peso de 980g, é utilizada a fibra de carbono, enquanto as escoras superiores não são ocas, mas contêm um núcleo de fibra de vidro coberto de fibra de carbono. Com esta tecnologia, que a marca batizou de Dual Fiber Dynamics, a fibra de vidro consegue dissipar as vibrações provenientes do terreno, enquanto o carbono é encarregado de assegurar a rigidez na zona. Para além de melhorar o conforto com este sistema, uma qualidade que a GT assegura ter aumentado em cerca de 20% em relação ao modelo anterior, a marca modificou ligeiramente os números do quadro, que agora tem uma relação Reach/Stack mais progressiva, graças à redução do comprimento da coluna de direção, ainda que dê prioridade a um comportamento estável aumentando o tamanho das escoras e, por consequência, a distância entre eixos.

GT Grade 2020: super confortável e pronta para Bikepacking

CARÁTER AVENTUREIRO

Precisamente para dotar a nova Grade de um caráter mais aventureiro, o comprimento entre eixos pode ser modificado graças à tecnologia Flip Chip Fork, que muda o avanço da forqueta. Assim, modificando uma peça nas ponteiras podemos escolher entre um avanço de 55mm, se queremos um comportamento mais vivo, ou de 70mm se procuramos uma condução mais descontraída. Para além disso, a Grade 2020 inclui uma multiplicidade de roscas repartidas por todo o quadro para colocar, por exemplo, porta bidons nas pernas da forqueta e por baixo do tubo diagonal e alforges tanto no quadro como atrás do espigão e no guiador. A bicicleta chega ao mercado em três montagens com quadros de fibra de carbono – os superiores com o sistema de avanço da forqueta – e duas montagens de alumínio.

GT Grade 2020: super confortável e pronta para Bikepacking

GT Grade 2020: super confortável e pronta para Bikepacking

O quadro da nova Grade tem mais espaço para passagem de pneus de 700x42mm, ainda que todos os modelos tragam de série pneus de 37mm.

GT Grade 2020: super confortável e pronta para Bikepacking

O avanço da forqueta pode ser mudado com esta peça nas ponteiras, para modificar o comportamento da bicicleta segundo o percurso que vamos enfrentar.

Para além de três bicicletas de carbono, a Grade chega com duas versões em alumínio, como esta Expert com Shimano 105 por 1399 euros. Os modelos de carbono utilizam discos de 160mm, enquanto os de alumínio montam 140mm de série. A gama começa nos 899 euros e termina nos 3.799 euros.