Temos estado a testar as novidades da RockShox em mais um exclusivo nacional e em breve poderás ler um artigo completo na revista BIKE Portugal. Sem grandes diferenças a olho nú face à SID de 2020, a SID SL de 2021 é, na verdade, uma suspensão totalmente nova: baínhas e ponte, pernas, coroa e tubo de direção. O cartucho hidráulico Charger também foi revisto, sendo agora mais leve e distinto, tendo sido rebatizado como Charger Race Day, sendo a suspensão 166g mais leve do que a versão atualmente à venda. Isto quer dizer que a nova RockShox pesa 1.326g.
O objetivo dos engenheiros foi reduzir o peso em todas as secções possíveis da suspensão. Por isso, os engenheiros da marca optaram pelo CNC na construção desta nova versão praticamente em cada peça, desde o chassis (isso é visível nas reentrâncias), passando pelo tubo de direção e pela coroa, mas também pelos bloqueios e, como é óbvio, pelo cartucho interior.
A aposta no CNC foi de tal ordem, que os engenheiros renunciram a trabalhar com fibra de carbono na coroa, como até agora era habitual no caso das versões World Cup e Ultimate carbon. O motivo são as características atuais do alumínio, que pode ser mecanizado e anodizado ao milímetro, sendo o seu peso e performance difícil de igualar atualmente pelo carbono.
O cartucho Charger Race Day também sofreu este processo na sua construção. É visivelmente mais pequeno do que a versão atual, portanto possui menos volume de óleo no seu funcionamento. A redução de peso face ao cartucho atual ronda os 90 gramas (na imagem é possível ver a comparação entre o antigo, em cima, e o novo, em baixo), sendo na realidade o cartucho mais leve alguma vez fabricado pela empresa de Colorado.
Uma das características deste cartucho de duas posições (aberto/fechado) com controlo de compressão e recuperação, é que bloqueia por completo, sendo precisamente aquilo que os atletas profissionais de XC pediam. O óleo utilizado é precisamente o mesmo usado este ano, ou seja, o da marca norte-americana Maxima Plush, um óleo que, segundo os dados obtidos pela RockShox, é o que melhor reduz a fricção e o que mais prolonga a vida útil dos retentores, além de o seu rendimento ser constante perante um leque maior de temperaturas. Além disso, tal como fizeram com a Pike, Lyrik ou Boxxer, agora as SID também incluem os retentores de baixa fricção da SKF, os mais reputados do mercado.
A nível estrutural, as SID são mais estreitas do que as SID atuais e destacam-se por ter reentrâncias no interior dos dropouts (tal como as famosas Step Cast da Fox) e contam com barras de 32 mm. A nova SID só será fabricada em 29 polegadas e com um offset de 44 mm. Não existirão outras medidas de roda nem offset diferente, já que são as medidas mais usadas na atualidade por todos os fabricantes de bicicletas. As novas SID podem ser adquiridas com ou sem bloqueio remoto (Twin Lock).
Além da versão SID SL Ultimate estará à venda a SID SL Select, uma versão mais barata, mas que possui o mesmo chassis e conjunto coroa/tubo de direção da Ultimate, embora o cartucho de óleo passe a ser o Charger RL atual (o que está presente nas suspensões Select de 2020) e não estará disponível em cor azul SID. É ligeiramente mais pesada (chega aos 1.468g, ou seja, 21g a menos do que a atual topo de gama). Os preços começam nos 869€ e nos 949€ no caso da versão com bloqueio da Sid SL Ultimate e de 649€ e 729€ com bloqueio na Sid SL Select. Estas suspensões já estão disponíveis.
SID 35 MM
A RockShox não queria ficar de fora da nova onda existente em termos de suspensões de XC de longo curso, tentando fazer frente à cada vez maior gama de bicicletas de "Super XC" ou Trail ligeiro (podes ler os comparativos que fizemos na BIKE 10 e 11), por isso criou uma SID completamente nova que visa combater a Fox 34 SC.
Deste modo, a SID Ultimate "normal", sem as siglas SL, passa a ser uma suspensão que partilha algumas características a nível de construção com a sua irmã Superlight, mas estreia um novo chassis com barras de 35 mm, a mesma medida que usa na Pike de Trail ou na Lyric de Enduro. Este incremento de tamanho proporciona um aumento de rigidez notável. Esta versão tem 120 mm de curso.
No caso da SID mais leve, todo o chassis sofreu um tratamento mais aprimorado, e isso está patente nas curvas que apresenta, embora não possua as reentrâncias nos dropouts, dado que a suspensão é mais larga e mais robusta na zona da ponte. O conjunto coroa-tubo também é diferente, tem mais material e utiliza o cartucho Charger Race Day, tal como a sua irmã de 100 mm, embora no caso da SID seja ainda mais leve por motivos de construção, com 88g apenas (8 a menos do que a SID SL). Com tudo isto, a RockShox assegura que o comportamento a nível hidráulico nas duas suspensões é similar, pelo que a SID de 120 mm é igual à sua irmã, uma suspensão pensada para o rendimento e com uma boa plataforma de pedalada.
Ambas, ou seja, tanto a SID SL como a normal, levam instaladas as câmaras de ar Debon Air, as quais foram modificadas em termos de características estruturais para adaptar o seu comportamento ao XC, fazendo com que a suspensão trabalhe mais extendida e que a sua absorção seja melhor aproveitada em impactos grandes.
O Sag recomendado nas duas suspensões é de cerca de 15 a 20%. No nosso caso optámos por 15 a 20% e notámos que o compromisso que alcança em termos de sensibilidade e suavidade nos primeiros centímetros do curso e a firmeza no curso intermédio é muito alto, sendo perfeiro para os percursos de XC atuais.
O peso da nova SID Ultimate de 120 mm é de 1.537g, e tal como a SL, apenas está disponível para rodas de 29" e com um offset de 44 mm. O modelo que testámos pesava ainda menos do que o valor que a marca menciona no catálogo: 1.504g (com o tubo de direção cortado - 16 cm -, aranha da direção e aperto Maxle Little - 37g). Está à venda com e sem controlo remoto, no caso o Twist Lock, e paralelamente à Ultimate também foi lançada a versão SID Select, mas com cartucho Charger SL, com um peso declarado de 1.671g. A SID Ultimate custa 979€ e 1.059€ com bloqueio, enquanto a SID Select custa 759€ e 839€ com bloqueio.
SIDLUXE, O AMORTECEDOR AZUL
Uma suspensão tão rápida como a SID merecia um amortecedor à altura, e neste campo a RockShox já não apresentava novidades há alguns anos. Foi por isso que nasceu o SIDLuxe.
O objetivo principal foi uma vez mais baixar o peso, por isso o seu design denota um tamanho muito compacto e, como consequência, um menor volume de ar, algo imprescindível nas bicicletas de XC. Isto faz com que o início do curso seja muito suave, mas tenha um comportamento mais progressivo até ao final do curso. Além disso, como é habitual em todos os amortecedores da RockShox, podemos regular a curva de progressividade através de tokens (0, 1 ou 2).
Como o peso foi o objetivo principal, o corpo não possui nenhum botão e muitas das peças foram construídas em CNC. Existe, todavia, um pequeno parafuso de aperto com cabeça allen que pode ser ajustado com uma ferramenta. Esta ferramenta pode ser encontrada na suspensão (em qualquer das SID), que também prescinde do botão de recuperação e em seu lugar tem uma chave allen extraível. O circuito hidráulico conta igualmente com duas posições, aberto e fechado, e necessita de muito pouca força para passar de uma posição para a outra. E o bloqueio é completo, o que transforma a nossa bicicleta praticamente numa rígida. Pesa 227g.
Este amortecedor é fabricado de 50 mm em diante e com sistemas de fixação tradicionais, bem como Trunnion. Além disso, encontraremos a versão Ultimate e a Select, algo mais pesada e económica. Por agora estes amortecedores só estarão disponíveis nas montagens de série das marcas, pelo que não podemos oferecer ainda preços para venda. Fica atento à revista BIKE e ao nosso site, pois estamos a testar estes componentes. Mais informações em www.sram.com.