comitium

Exclusivo nacional: nova Mondraker F-Podium

O projeto mais ambicioso de sempre da Mondraker foi apresentado em Estugarda. A nova F-Podium 2020 é o modelo com o qual a Mondraker procura converter-se numa das referências a nível mundial em termos de bicicletas de suspensão total para Cross Country.

Texto: Sergio Lorenzo. Fotos: Mondraker

Exclusivo nacional: nova Mondraker F-Podium
Exclusivo nacional: nova Mondraker F-Podium

Na prova da Taça do Mundo celebrada em Albstadt este passado fim de semana pudemos ver Pablo Rodríguez da Primaflor-Mondraker a usar o modelo definitivo que chegará às lojas e finalmente hoje podemos mostrá-lo, em exclusivo. 

Mondraker F-Podium: Ya está aquí 

Desenvolver esta nova bicicleta não foi uma tarefa fácil para a Mondraker. Até chegar ao modelo definitivo, foram necessários mais de três anos de desenvolvimento, com inúmeros protótipos pelo caminho. 

Mondraker F-Podium: Ya está aquí

Todo este processo começou em 2015 na Alemanha a cargo da empresa 3C Carbon Composite Company, o segundo maior produtor de fibra de carbono da Europa. 

Os quadros da gama F-Podium são fabricados em carbono Stealth Air Carbon com fibras de alto módulo, os quais requerem uma elaboração minuciosa e complexa que visa baixar o peso sem comprometer a resistência e a rigidez. Os modelos F-Podium, F-Podium R e F-Podium RR partilham o mesmo processo de fabricação Stealth Air Carbon e têm as mesmas características, enquanto o topo de gama, a F-Podium RR SL é uma edição limitada com uma construção mais cuidada e minuciosa com uma seleção de fibras de carbono e um processo de laminado mais elaborado. 

 

Mondraker F-Podium: Ya está aquí

A geometria do quadro está inspirada na Forward Geometry da Mondraker, na qual o tubo superior é mais comprido e o avanço mais curto. No tamanho S e M, o avanço tem 50 mm e no L e XL tem 60 mm. Ao contrário da Podium e dos primeiros protótipos, o avanço da F-Podium é independente do resto do quadro, aligeirando assim cerca de 80 gramas o peso final e gerando mais opções de personalização. 

Mondraker F-Podium: Ya está aquí

Outro dos pontos fortes da F-Podium é o amortecedor traseiro com o sistema de duplo link conhecido como Zero Suspension System que comprime o amortecedor nos dois extremos sendo mais eficiente na pedalada e mais sensível e absorvente em qualquer tipo de terreno. 

Mondraker F-Podium: Ya está aquí

A cablagem interna adota o sistema HHG, o qual inclui apoios externos para fixar os cabos e evitar ruídos produzidos com o movimento. As quatro versões estão preparadas para instalar espigões telescópicos e as novas suspensões Fox Live Valve. 

A gama F-Podium é composta por quatro modelos nos tamanhos S (15"), M (16,5"), L (18,5") e XL (20") e apenas uma cor em cada versão. A opção mais económica é a F-Podium e vai custar em Portugal 3.999€, trazendo de origem SRAM GX. Segue-se a F-Podium R que custa 5.999€ e traz SRAM X01 e a F-Podium RR que custa 7.999€ e integra Shimano XTR com cranques Rotor e potenciómetro integrado de série. 

 

Mondraker F-Podium: Ya está aquí

Mondraker F-Podium: Ya está aquí

 

Mondraker F-Podium: Ya está aquí

Por último, a topo de gama, a F-Podium RR SL custa 13.499€ e apenas estarão disponíveis 100 unidades que serão colocadas à venda em novembro de 2019 e incluem, entre outros componentes, o novo SRAM AXS. Além disso, será possível adquirir o quadro F-Podium RR em separado com amortecedor Fox DPS Factory Kashima, com comando remoto, por 3.199€ (pesa 1.987 kg sem o amortecedor). 

Mondraker F-Podium: Ya está aquí

A Mondraker vai lançar em junho deste ano como antecipação da gama 2020 apenas 250 unidades no total dos modelos F-Podium, F-Podium R e F-Podium RR.  

Para mais informações visita o site www.mondraker.com e não percas uma das próximas edições da revista BIKE com mais detalhes em exclusivo, incluindo os pesos. Iremos também testar em exclusivo nacional a F-Podium RR durante o mês de agosto, portanto fica atento à revista BIKE número 8.