Tenho de confessar uma coisa antes de continuar a minha opinião acerca das novas luzes da Bontrager. No Inverno, na zona onde moro, é habitual surgir nevoeiro matinal, que por vezes chega a ser bastante denso. Para além de ciclista sou condutor e num destes dias estava a conduzir o meu automóvel numa daquelas manhãs com nevoeiro e de longe vi uma luz a piscar na estrada.
Essa luz ainda estava longe, mas surpreendeu-me a intensidade do flash, mesmo com todo aquele nevoeiro e quando me fui aproximando, apercebi-me de que se tratava de um ciclista. Aproveitando o facto de não vir ninguém atrás de mim, coloquei-me ao seu lado, abri o vidro do carro e dei-lhe os parabéns pela luz que levava. Disse-lhe que já o estava a ver há algum tempo e aproveitei para perguntar qual era o modelo em concreto que levava. Disse-me que era a nova luz Bontrager RT 200, e que antes usava a 100. Tinha comprado a versão superior devido à autonomia e ao dobro da potência.
Esta ocorrência fez com que nesse mesmo dia comprasse um kit de luzes Bontrager Flare RT. Queria levar na minha bicicleta essa mesma luz, com o objetivo de ser visto nas condições mais adversas.
Levar uma luz branca dianteira e uma traseira vermelha intermitente, é um investimento na segurança
O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO
Embora muitos desconheçam, os ciclistas, tal como qualquer utilizador da via pública, devem usar luzes em determinadas condições. "Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar luzes".
Neste caso, uma dianteira branca e uma traseira vermelha, embora a legislação não refira a potência. Para além disso, recomendamos usar roupa com refletores e nunca usar roupa totalmente preta, mesmo que as condições sejam boas. Porquê? Porque com roupa escura seremos mais um objeto na estrada (da cor do asfalto) e quem conduz não receberá um alerta mental de que se trata de um objeto estranho. Se a roupa incluir cores como o amarelo, vermelho ou laranja, cognitivamente o cérebro enviará uma mensagem de alerta.
A luz traseira vermelha intermitente não só é um elemento de segurança, como se trata de um elemento obrigatório e neste inverno a luz dianteira também nos pode salvar a vida, sobretudo quando existe a possibilidade de chover, haver nevoeiro, fumo (de queimadas, por exemplo) ou passar em estradas estreitas e túneis.
LUZ TRASEIRA BONTRAGER FLARE RT
É muito pequena, compacta e potente, além disso, o sistema de carregamento é feito através de uma entrada USB. Permite que sejamos vistos a uma distância de até 2 km e como é 30% mais potente do que a sua antecessora e dura 20% mais em termos de autonomia, é uma das melhores do mercado. Possui uma tampa de borracha que impede que a água entre na porta USB, inclusive em dias muito chuvosos, e por isso mesmo recebeu a classificação de resistência à água IPX7.
Características principais:
- O modo flash intermitente pode emitir um feixe de luz de até 90 lúmens.
- Possui um sensor de luz que ajusta o brilho ao ambiente de forma automática
- Podes controlar a luz bem como verificar o estado da bateria através dos dispositivos Garmin® e Bontrager ANT+
- Suporte Quick Connect e cabo de carregamento micro USB.
- A duração da bateria varia entre 6 horas no modo flash mais potente 90 LM, no modo 45 LM duplica a autonomia e com 5 LM chega às 15 h de atividade. No modo fixo emite 25 LM e dura 4,5 h. e com 5 LM ultrapassa 13 horas.
- Quando a duração da bateria alcança 5 %, no modo poupança de bateria temos 30 minutos adicionais de autonomia, o que permite regressar a casa em segurança.
LUZ DIANTEIRA BONTRAGER ION 200 RT
Não costumo pedalar de noite, mas durante o dia há situações em que é mesmo necessário ter uma luz dianteira para sermos vistos e esta luz branca Ion de 200 lúmens cumpre muito bem a sua função. É pequena, mas potente e desde que a comprei uso-a diariamente, especialmente para ser visto. Sinto mais confiança nas estradas com mais trânsito, em rotundas e mesmo em ciclovias. Noto que as pessoas se apercebem da minha presença, fruto do flash, evitando que algum condutor saia disparado de um estacionamento. Inclusive quando chego a uma zona com trânsito mais lento abrem espaço para me deixarem passar. Acima de tudo, sinto-me mais seguro.
Características principais:
- Proporciona 200 lúmens de visibilidade através de LEDs de alta potência
- O sensor de luz integrado ajusta automaticamente o brilho ao ambiente
- Pode ser emparelhado com os dispositivos Garmin e Bontrager ANT+
- Inclui o suporte Quick Connect e o cabo de carregamento micro USB.
- A duração da bateria varia entre 1.5 horas na potência máxima de luz contínua 200 LM, quando emite 100 LM a autonomia duplica, e com 5 LM chega às 14.5 h. No modo flash de 100 LM dura 12 horas.
- O tempo de carregamento ronda 2 horas.
- É impermeável e tem certificação IPX7
Estas luzes são vendidas em separado, mas também existe um pack que inclui ambas a um preço mais competitivo (foi precisamente esse que comprei) e que custa 109,99€. Poderás encontrar todos os detalhes aqui.