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Cushcore, a revolucionária invenção que todos devem conhecer

O Cushcore foi desenvolvido com o objetivo de melhorar o amortecimento e proporcionar mais proteção às nossas rodas.

Hector Ruiz

4 minutos

Cushcore, a revolucionária invenção que todos devem conhecer

As bicicletas atuais têm valências que as tornam mais polivalentes do que nunca, por isso podemos ampliar os nossos horizontes, percorrendo distâncias maiores com mais conforto e segurança, ou entrando em secções técnicas que há alguns anos atrás nem nos atreveríamos a arriscar percorrer. No entanto, como sempre, o elo mais fraco nesta equação, ou seja, aquele que pode fazer com que a nossa volta de bicicleta deixe de ser divertida e tenhamos de voltar a casa a pé são as rodas, dado que se arriscares em secções rápidas e duras, com pedras e raízes, podes sofrer um furo ou um corte. 

 

Por isso, as mousses ganharam popularidade, sendo algumas melhores do que outras. O Cushcore é precisamente uma evolução dessas mousses, dado que o efeito visa, por um lado, a proteção do pneu, mas também o amortecimento. É por isso mesmo que vários atletas da Taça do Mundo, como Loic Bruni no Downhill ou Geoff Kabush no Gravel utilizam este sistema. Além disso, várias equipas como a GT, Trek, Kona, Norco, entre outras já aderiram ao Cushcore, como comprovámos em várias provas e estágios. 

PROTEÇÃO

Logicamente, a proteção é o principal argumento a favor deste sistema. Os testes demonstraram que o Cushcore ajuda a reduzir até 50% os impactos verticais, se compararmos com um pneu Tubeless sem este sistema. 

Redução de força do impacto do Cushcore medido em laboratório

Desta forma, se um pneu Tubeless normal pode resistir a uma determinada força máxima G num impacto vertical (como aterrar de um salto numa pedra afiada), como por exemplo 25g, com o Cushcore é capaz de resistir perfeitamente o dobro, ou seja, 50g. 

AMORTECIMENTO EXTRA

Trata-se de uma das principais virtudes do Cushcore. Baseia-se na elasticidade e capacidade de absorção do seu material viscoelástico como forma adicional de aumentar a capacidade da nossa bicicleta amortecer os impactos. Os testes no terreno (com voltas que chegaram a 4 horas de duração) comprovaram (com telemetria que demonstra isso mesmo) que o curso das suspensões é usado de uma forma mais eficaz com o Cushcore

Absorção vertical dos impactos

Isto demonstra que o seu material é capaz de dissipar a energia que chega ao resto da bicicleta, deixando que o curso completo da suspensão e do amortecedor esteja disponível para os grandes impactos. Segundo os dados da marca, as suspensões com 150 mm parecem que têm 170 mm. 

MAIS CONTROLO

Em suma, a condução com o Cushcore é mais confortável, e tanto os impactos como as vibrações notam-se menos, o que se traduz num tato do terreno mais suave. Isto influencia diretamente o controlo da bicicleta, dado que todas essas vibrações e forças que perturbam o traçado que estamos a seguir ficam mitigadas. Através de acelerómetros que examinam as forças G em conflito, a marca demonstrou que em condições reais de condução, as vibrações e os impactos foram reduzidos 12%. 

 

A recuperação do Cushcore e a compressão da suspensão ocorrem simultaneamente, por isso o Cushcore ajuda a minimizar as forças que a suspensão tem de absorver. Deste modo, mas rodas mantêm-se mais tempo no solo e melhoram a tração, além de minimizar a fadiga das mãos e braços. 

MAIS PRECISÃO NO TERRENO                                                                             

Outra das vantagens do Cushcore é que, graças ao seu design e à sua construção, oferece uma estabilidade muito elevada ao pneu, o que melhora o seu comportamento especialmente em curva, se tivermos um estilo muito agressivo e/ou costumamos andar com a pressão dos pneus muito baixa. 

 

A marca refere que o pneu deforma menos 25% do que um tradicional e em termos de rigidez lateral é 35% superior. 

 

EM ANDAMENTO

Os responsáveis da Cushcore asseguram que este sistema é capaz de reduzir a resistência ao rolamento cerca de 3.2%, se compararmos com um pneu Tubeless sem o Cushcore. Para comprovar esta afirmação, a marca solicitou ao laboratório independente Wheel Energy que testasse o sistema. Nos testes foram usados uns pneus Schwalbe Nobby Nic 2.35" com uma pressão de 25 PSI (1.7 Bar), tendo sido analisados os watts necessários para fazer rodar a roda e foi comprovado que no caso da roda com Cushcore houve uma redução de 1.2 watts, o que se traduz em menos 3.2% de resistência ao rolamento.

Menos atrito é sinónimo de mais velocidade. E isso é imprescindível na Taça do Mundo

A marca tem disponíveis quatro versões - Pro, XC, Plus e Gravel CX - as quais são distribuídas pela empresa espanhola Mundo Talio

Todos os modelos são vendidos em pack (para duas rodas) ou de forma separada (para uma roda) em 29 polegadas e em 27,5". Inclui válvulas específicas da marca e, como não poderia deixar de ser, o Cushcore é totalmente compatível com líquido selante, dado que o material não absorve. 

Cushcore nas versões Pro e XC

Os pesos variam entre 120 e 330 g por cada Cushcore, dependendo da versão, e os preços vão desde os 89 euros (individual) a 189 euros (kit para duas rodas)

GRAVEL CX:
  • Medida: 700c
  • Aro: 19mm – 26mm
  • Pneus: 33mm – 46mm
  • Peso: 120g
XC: (XC / TRAIL):
  • Medida: 27.5 / 29
  • Aro: 22mm - 32mm
  • Pneus: 1.8” - 2.4”
  • Peso: 140g (27.5) – 150g (29)
Cushcore nas versões Gravel CX e Plus
PLUS: (TRAIL / ENDURO)
  • Medida: 27.5 / 29
  • Aro: 32mm - 45mm
  • Pneus: 2.6” - 3.0”
  • Peso: 290g (27.5) – 330g (29)
PRO:
  • Medida: 27.5 / 29 (existe versão Mix com os dois diâmetros combinados)
  • Aro: 22mm - 35mm
  • Pneus: 2.1” - 2.6”
  • Peso: 250g (27.5) – 260g (29)

Poderás saber mais informações em https://www.talio.net/ .

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