A nova versão da Orbea Rallón tem mais curso (170 mm na suspensão e 167 mm no amortecedor), ou seja, mais 10 mm do que a versão anterior e tem um design do sistema de amortecimento que modifica a sua cinemática.
O eixo principal de rotação está localizado numa posição que faz com que a trajetória da roda traseira ao afundar-se seja acompanhado pelo amortecedor, mas mantendo as qualidades anti-squat da versão anterior, para não prejudicar a pedalada. Por outro lado, o anti-rise foi melhorado, minimizando a interferência entre a travagem e o amortecimento.
Além disso, a curva de resposta do amortecedor é progressiva, com uma grande sensibilidade inicial e um maior controlo perto dos milímetros finais.
A geometria também é diferente, com um ângulo de direção mais reduzido (passa de 64 para 63,5º) e o pedaleiro está numa posição mais baixa (43 mm). O tubo de selim está numa posição mais vertical e tanto o comprimento entre eixos como o Reach aumentaram.
Em todo o caso, podemos ajustar a bicicleta através de duas posições geométricas (Low e Lower) e podemos escolher duas rodas de 29 polegadas ou mullet (29" e 27,5"), utilizando um dos extensores para o amortecedor que a bicicleta inclui.
Quanto aos tamanhos, a Rallon tem 4 disponíveis. Como o tubo de selim vertical permite inserir bastante o espigão, o cliente pode escolher o tamanho que melhor se enquadre com as suas pretensões: uma bicicleta mais comprida e estável ou uma bicicleta mais curta e ágil.
O carbono utilizado na construção do quadro tem a flexibilidade ideal e não é demasiado rígido. O tubo diagonal tem um espaço de armazenamento (com duas bolsas seladas) e o próprio quadro inclui várias proteções cuidadosamente colocadas em pontos estratégicos, eliminando potenciais ruídos e ampliando a durabilidade da bicicleta. Também inclui rolamentos selados para aumentar a fiabilidade.
Por último, não podemos deixar de falar do programa de personalização MyO da Orbea, o qual tem novas cores e montagens.
MONTAGENS E PREÇOS
Estas são as opções à venda no mercado nacional:
Orbea Rallon M-LTD. Fox 38/DHX2 Factory Kashima. SRAM XX. 9.049 €
Orbea Rallon M-Team. Fox 38/X2 Factory Kashima. Shimano XTR/Deore XT. 6.469 €
Orbea M11 AXS. Fox Float X/38 Performance. SRAM AXS T-Type.
Orbea Rallon M10. Fox Float X/38 Performance. Shimano Deore XT. 5.170 €
Orbea Rallon M20. Fox Float X/38 Performance. Shimano Deore SLX. 4.309 €
Poderás obter mais informações em Rallon — Orbea.