comitium

Câmaras de ar em TPU: prós e contras

Como é sabido, as câmaras de ar em TPU são extremamente leves. Mas será que as suas mais-valias superam as do sistema Tubeless?

Ivan Mateos

Câmaras de ar em TPU
Câmaras de ar em TPU

O surgimento das câmaras de ar em TPU veio alterar o mercado. Por um lado, são mais leves do que as tradicionais e mais compactas, portanto fazem com que as rodas fiquem mais ligeiras. Mas será que conseguem destronar o sistema tubeless? 

Temos de confessar que somos grandes defensores do sistema tubeless desde que seja usado com pneus próprios e, sobretudo, com líquido selante. O motivo é óbvio: proteção contra furos e possibilidade de usar pressões mais baixas. No entanto, entendemos quem quer uma solução mais leve como as tais câmaras em TPU.

Vamos analisar os dois sistemas em termos de peso. Uma montagem tubeless tradicional com um pneu Schwalbe Nobby Nic 29x2.25 pode pesar 910 gramas, enquanto a mesma combinação de pneu e câmara de ar em TPU pode pesar somente 775 gramas aproximadamente. Mas se fizermos uma pesquisa encontramos pneus TLR mais leves, incluindo modelos que pesam menos 400g, embora obviamente nesse caso estejamos a sacrificar o desempenho. 

Arquivado em:

Continental apresenta a sua câmara de ar em TPU

Relacionado

Continental apresenta a sua câmara de ar em TPU

Teste pneus GoodYear Vector Sport

Relacionado

TESTE: pneus Goodyear Vector Sport Tubeless Ready

10 dicas para aproveitares o Tubeless ao máximo

Relacionado

Tubeless: 10 dicas para aproveitares este sistema ao máximo

DT Swiss acaba de apresentar um novo líquido selante

Relacionado

DT Swiss acaba de apresentar um novo líquido selante

Como é possível saber se o líquido selante (tubeless) está seco?

Relacionado

Como é possível saber se o líquido selante (tubeless) está seco?

As câmaras de ar da Pirelli que pesam o mesmo que o líquido selante

Relacionado

As câmaras de ar da Pirelli que pesam o mesmo que o líquido selante