A Specialized pretende acabar com o reinado dos tubulares no mundo do ciclismo profissional, apostando fortemente nos pneus tubeless, mais precisamente nesta nova geração dos S-Works Turbo RapidAir. Os protótipos foram testados por alguns dos ciclistas da equipa Deceuninck-Quickstep no Tour Down Under de 2019 e na Volta a Califórnia, tendo sido apresentados oficialmente no segundo dia de descanso da Volta a França, um dos principais bancos de ensaio destes pneus.
Tivemos a oportunidade de testar estes pneus em exclusivo em Portugal nos últimos dois meses, com clima variado e estradas heterogéneas. Aproveitámos o bom asfalto da zona costeira do concelho de Oeiras, Sintra e Mafra, as estradas semi-degradadas ribatejanas de Valada, Cartaxo e Vale da Pinta e mesmo algumas secções de pavé pelo meio. A marca prometeu uma melhoria notável em termos de aderência em curva - tanto em seco como em molhado - bem como uma menor resistência ao rolamento face à versão tubular do modelo Turbo. E cumpriu! O segredo reside na sua construção que adota uma carcaça com duas capas de 120 TPI, prescindindo da terceira que costuma estar colocada na zona central, a qual foi substituída por uma banda protetora Blackbelt que reduz os cortes ou furos. Além do mais, a banda de rolamento mantém o composto de borracha Gripton de outras versões, melhorando a aderência, sem reduzir drasticamente a sua longevidade.
Outro elemento que foi redesenhado foram as laterais, que são muito mais fáceis de encaixar nos aros do que outros pneus tubeless que testámos. Além disso, e este pormenor deixou-nos boquiabertos, não precisámos de um compressor para o primeiro enchimento.
CONFIANÇA EM CURVA
Montámos os S-Works Turbo RapidAir com facilidade utilizando apenas um desmonta e uma bomba de pé, após desmontarmos o óbus da válvula. Além disso, colocámos um selante da própria marca - o novo RapidAir, com uma fórmula especial que mistura fibras e partículas sólidas -, o qual estamos a utilizar desde que montámos os pneus (há 2 meses) e a verdade é que ainda não furámos. Ou melhor, se furámos, o selante deu conta do recado. Notámos, contudo, que foi difícil desmontar os pneus. Se colocar foi uma tarefa fácil, substituí-los requereu algum esforço e paciência.
A qualidade de rolamento é elevada, e proporciona muita confiança em curva ou em travagens mais apuradas. O resultado é um dos pneus mais avançados e completos que já testámos, embora tenha um preço elevado.
SPECIALIZED S-WORKS TURBO RAPIDAIR 2BLISS READY
- Preço: 79,90 €
- Peso: 256 g (26 mm)
- Medidas: 26 e 28 mm
- Distribuidor: Specialized
- Site: www.specialized.com