Teste: luvas Spiuk XP Gravel

A Spiuk é das marcas que possui uma relação preço/qualidade excelente, sem descurar a parte estética.
BIKE -
Teste: luvas Spiuk XP Gravel
Teste: luvas Spiuk XP Gravel

Hoje em dia, o vestuário justo está na moda, excepto se fazes All Mountain, Freeride ou Downhill. Caso o XC/Maratonas, o Gravel ou o ciclismo de estrada sejam mais a tua onda, estas luvas da Spiuk são a tua cara. A sua construção possui a tecnologia patenteada Ergodryfresh que sucintamente é um tecido de composição bielástica que recupera instantâneamente a sua forma original sem se deformar. Para além disso, o tecido exerce uma ligeira compressão, para uma maior precisão e sensação mais natural nos movimentos dos dedos. Deste modo, travar, mexer no ecrã do GPS ou mesmo beber um café com as luvas postas parecerá que não as tens vestidas. As fibras são suaves e agradáveis ao toque, pelo que são das mais confortáveis que já usámos. 

O cano (junto ao pulso) também tem uma banda elástica para ficar bem justo ao pulso, o que é uma excelente opção em vez dos fechos em velcro que, com o passar do tempo (e as lavagens), estragam-se e perdem as suas capacidades, além de poderem estragar outras peças de vestuário que estejam em contacto.

Gostámos também do facto de estas luvas XP terem três dedos com bandas de silicone para que a aderência seja otimizada. Ao nível da proteção, possuem uma camada de espuma junto ao nervo ulnar e ossos do carpo, para evitar dormência dos dedos. Além disso, entre o polegar e o indicador existe uma camada de reforço de tecido igual ao da palma da mão para maior durabilidade (pois é a zona da mão que mais pressão e rotação sofre quando sprintamos, pedalamos em potência ou pegamos em algo pesado com as luvas postas). 

As costuras estão ocultas, para maior conforto e ao nível do tecido, estão presentes três padrões diferentes nas costas da mão, com distintos graus de elasticidade.

No cômputo geral, estas luvas têm inúmeros aspetos positivos: são leves, ergonómicas, confortáveis, polivalentes e secam rápido. Existem noutro padrão de cor em que o azul é substituído pelo amarelo florescente. 

Custam 29,90€, uma autêntica pechinca para tanta qualidade.

Testado e aprovado pela nossa redação

Sabe mais acerca da marca em www.spiuk.com ou www.nht.pt (site do importador nacional).