RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes

A RockShox ZEB tem pernas de 38 mm e um curso adequado para Enduro e bicicletas elétricas.
Carlos Pinto
RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes
RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes

Já há alguns meses que sabíamos que a RockShox estava prestes a apresentar uma nova suspensão de Enduro - aliás, alguns dos atletas do Enduro World Series já andavam com alguns protótipos camuflados - mas só agora a nova suspensão viu a luz do dia.

Tem algumas semelhanças estéticas com a nova SID e o seu nome - ZEB - é uma homenagem a Zebulon Pike, o primeiro explorador que tentou bater o recorde dos 4.300 m de altura da famosa montanha Pikes Peak, no Colorado (local da sede da RockShox), em 1806. Esta montanha é também conhecida por um trilho mítico repleto de rock gardens que nunca mais acabam, com curvas e contracurvas, descidas verticais e super técnicas e pela velocidade que proporciona. Se és leitor assíduo da revista BIKE, certamente já leste as nossas reportagens produzidas lá. Esta suspensão é precisamente para este tipo de trilhos.

RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes

Mini DH

A nova suspensão inclui algumas características da Lyrik, da Boxxer de DH e também da nova SID, sobretudo ao nível da engenharia e construção do chassis. O rasgo mais característico da ZEB é a aposta nas pernas de 38 mm, medida que é considerada o compromisso ideal entre rigidez e resistência. Aliás, a grande novidade da Fox para 2021, a nova Fox 38, também adota esta medida, bem como a Öhlins nas suas suspensões de Downhill.

RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes

Este modelo nasceu com o objetivo de cobrir um espectro alargado de cursos, entre os 160 e os 190 mm, com opções de 29 e 27,5", pelo que é natural que comecemos a vê-la com mais frequência nas montagens das bicicletas de Enduro e das cada vez mais habituais eBIKES. O chassis é completamente novo, destacando-se especialmente a zona de união entre as baínhas e a ponte, com um sobredimensionamento visível. A estrutura foi reforçada, para mais rigidez e solidez.

RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes

O propósito desta forma adiantada da ponte é maximizar a compatibilidade com as testas de direção maiores e largas, dado que, especialmente os quadros de carbono das eBIKES, tendem a ser cada vez mais volumosos e a ponte da suspensão poderia chegar a tocar numa eventual compressão máxima.

RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes

As linhas da ponte deixam de ser arredondadas como na Lyrik e passam a ter ângulos pronunciados.

Atrás da ponte reforçada podemos encontrar três pequenas roscas para instalar guarda-lamas (vendido em separado por 23 euros). A suspensão é compatível com pneus de até 2.8" tanto em 29" como em 27,5".

RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes

A ZEB tem um guarda-lamas próprio que podemos integrar.

Na parte superior, na zona de união com o tubo de direção, podemos ver que adota um formato muito semelhante à nova SID. Em termos de rigidez, a marca alega que está a meio caminho entre a Lyrik e a Boxxer.

RockShox apresenta a nova ZEB para Enduro e eBikes

Comparativamente à Lyrik com o mesmo curso e diâmetro de roda (180 mm e 29") consegue um incremento de 21,5% em termos de rigidez torsional, sendo 7% mais rígida. A ZEB na versão 29" e com 170 mm de curso pesa 2.281g, ou seja, cerca de 200g mais pesada do que a Lyrik com características similares. No interior, os casquilhos de fricção são maiores e a distância que os separa é menor, para maior suavidade. No interior, a câmara de ar Debon Air foi redesenhada para se adaptar ao novo chassis, tendo um piston de maior diâmetro do que o da Lyrik. Além do novo piston, inclui o "bumper" (peça de borracha que evita as pancadas ao rodar a suspensão). Existirá uma versão para eMTB que contará com a câmara Dual Position, com um curso que começa nos 150 mm e chegará aos 180 mm, com ajuste de 30 mm, permitindo aumentar ou reduzir consoante as nossas necessidades, bastando rodar um rotor.

Na perna direita encontramos o cartucho Charger 2.1 RC2 com ajuste de compressão independente de alta e baixa velocidade, o mais elitista em matéria de rendimento. Dependendo do modelo e do nível de preço, o cartucho que encontramos pode ser o Charger RC ou o Charger R. Todos contam com retentores SKF de baixa fricção para que o tato seja o mais suave possível, e os cartuchos contam com óleo Maxima Plush que se destaca pelo seu baixo coeficiente de fricção e pelo rendimento constante a diferentes temperaturas. O maior volume das pernas também implica uma maior quantidade de óleo para a lubrificação do sistema, tendo aumentado em 20 cc o seu volume.

A ZEB só estará disponível para eixos Boost 110 mm e utiliza um eixo dianteiro de 15 mm, uma decisão que não foi nada fácil, já que foi ponderada a utilização de um de 20 mm. Contudo, ao não haver diferenças significativas na rigidez de um e de outro, optaram pelo de 15 mm, uma medida muito mais utilizada na atualidade e que não nos vai obrigar a mudar de roda dianteira caso compremos a suspensão. Além disso, podemos instalar as Torque Caps se quisermos aumentar a rigidez (e caso os nossos cubos sejam compatíveis com elas). Os avanços são de 38 ou 44 mm, no caso da versão de 27,5" e de apenas 44 mm na de 29". Todas estão desenhadas para ser usadas com um diâmetro de disco de 200 mm, mas é compatível com 203 e 220 mm através de adaptadores.

Como curiosidade extra, a altura total da suspensão (desde a direção ao eixo da roda) é 5 mm mais alta na ZEB do que na Lyrik (com o mesmo curso), pelo que se mudarmos uma pela outra, teremos uma variação muito ligeira em termos de geometria (cerca de 0.25º mais aberta no caso da ZEB).

A gama tradicional foi ampliada, contando com as habituais Ultimate, Select+ e Select, mas passa agora a haver mais uma versão económica chamada simplesmente ZEB. O modelo de topo (Ultimate) estará disponível na nova cor cinza Slab ou negro brilhante, enquanto a restante coleção estará no mercado em negro mate.

Quanto aos preços deverão oscilar entre os 759 e os 1.089 euros. Estes modelos começam a chegar às lojas este mês e poderás encontrar mais informações em www.sram.com.