O teu primeiro pedal automático: Shimano PDRS500.

Com este novo modelo o fabricante japonês coloca no mercado um produto de iniciação no qual é utilizada a mesma tecnologia que nos modelos de gama alta.
Revista Ciclismo a fundo -
O teu primeiro pedal automático: Shimano PDRS500.
O teu primeiro pedal automático: Shimano PDRS500.

Dispôr de um pedal que proporciona segurança e confiança, ao mesmo tempo que é simples de utilizar e duradouro, é um elemento fundamental que aqueles que se iniciam no uso de pedais automáticos. Em sintonia com a sua linha de trabalho habitual de proporcionar aos ciclistas os melhores e mais inovadores componentes, a Shimano renovou os seus pedais de iniciação em estrada, com o novo modelo PDRS500, que substitui o clássico PDR540.

Tu primer pedal automático, Shimano PDRS500

O novo pedal PDRS500 foi desenhado com algumas características e tecnologias presentes em modelos de gama alta. A sua distância entre o eixo do pedal e o do cranque (o denominado Factor Q) é o mesmo que nos pedais Dura Ace, o que confere eficiência e rendimento à pedalada. Além disso, o seu design de plataforma extra larga facilita o encaixe e desencaixe do cleat. Outro elemento que facilita a entrada e saída dos cleats é a tensão da mola, que no PDRS500 é mais ligeira do que num pedal convencional. 

Tu primer pedal automático, Shimano PDRS500

Do mesmo modo, o PDRS500 conta com placas metálicas nos pontos chave onde se faz o contato entre o sapato e o pedal, o que reduz a fricção e aumenta a durabilidade do pedal. O seu peso é de 320g. 

Este pedal faz parte do sistema SPD-SL da Shimano, criado para proporcionar ao ciclista a integração perfeita entre o pedal e o sapato, bem como conferir uma transmissão de potência mais eficiente e estabilidade em cima da bicicleta.