A FOX acabou de apresentar as suas primeiras grandes novidades para 2021, as (atualizadas) suspensões 36, 38 e 40 bem como os amortecedores Float X2 e DHX2. Há grandes novidades técnicas focadas no desenvolvimento da máxima suavidade e rendimento, bem como uma suspensão completamente nova, a 38, que chegou para redefinir as regras no mundo do Enduro.
NOVA 38
Em 2005, a Fox lançou a 36, uma suspensão que consagrou a marca como a pioneira na nova categoria que tinha acabado de nascer, o Enduro. No mesmo ano, também apresentou a 40, desafiando as expetativas daquilo que deveria ser uma suspensão de dupla coroa. 15 anos depois de inúmeras provas ganhas na Taça do Mundo de Downhill e no Enduro World Series, a família de suspensões "gravity" foi ampliada para redefinir uma vez mais as regras do jogo, com a incorporação da 38. A nova Fox 38 foi desenhada especificamente para Enduro de longo curso, para suportar a agressividade da modalidade, e para tal conta com tecnologias próprias como as barras de 38 mm de diâmetro, o tubo de direção elíptico, que a dota de uma rigidez geral superior à 36, para além de novas soluções desenhadas pela Fox para reduzir a fricção. Estará disponível em 160-180 mm de curso e para rodas 27,5" e 29".
TUBO ELÍPTICO
A 38 é uma suspensão desenhada para uma utilização quase de Downhill, apesar de não ter dupla coroa. E para suportar as exigências do DH tem um tubo de direção com o interior cónico em forma elíptica, dotando-a de uma maior rigidez. É 31% mais rígida lateralmente e cerca de 17% frontalmente, sendo 38% mais sólida a nível torsional do que a 36.
NOVA PONTE
O chassis das suspensões 36, 38 e 40 é novo. Uma das mudanças mais patentes é a ponte, que é mais baixa e robusta e está agora numa posição mais frontal para deixar espaço para o tubo de direção em compressões elevadas. Esta modificação foi necessária devido à utilização cada vez mais habitual de suspensões com as pernas mais perto do quadro.
EIXO FUTUANTE
Porque é que ninguém se lembrou disto antes? Certamente já notaste que quando apertas o eixo da roda dianteira, as ponteiras da suspensão se juntam, ou seja, se aproximam em direção ao cubo à medida que vais apertando o veio. Isto acontece em maior ou menor medida dependendo da marca e modelo do cubo, pois nem todos medem exatamente os 110 mm de largura que deveriam (já publicámos artigos na revista BIKE Portugal a demonstrar isso mesmo). Esse desalinhamento provoca um aumento de fricção entre as barras e as pernas, pois não trabalham perfeitamente em linha. Mas não te preocupes, pois a Fox solucionou isso nos modelos 36 e 38.
O seu novo eixo/aperto flutua sobre um casquilho móvel que funciona da seguinte forma: quando montamos uma suspensão numa roda pela primeira vez temos de afrouxar o parafuso da manivela que sustenta o casquilho flutuante, para que fique livre na ponta da perna. Depois apertamos o eixo, como habitualmente e o casquilho ficará automaticamente ajustado e de forma natural entre o cubo e a alavanca de aperto. Nesse momento devemos fixar a posição do casquilho apertando a abraçadeira. Deste modo, a largura entre as ponteiras da suspensão fica ajustada ao milímetro com a largura do nosso cubo, trabalhando as barras em linha perfeita com as pernas. O resultado é menos fricção e mais suavidade.
CANAIS INTERNOS DE LUBRIFICAÇÃO
Os casquilhos de fricção são dois anéis localizados em cada baínha que se ajustam às barras para permitir um movimento suave, mas sem folga. Além disso, debaixo dos retentores estão colocados anéis de espuma empapados de óleo, para melhorar a lubrificação da parte superior. A Fox encontrou uma solução definitiva: abriu canais amplos entre os casquilhos de fricção e as baínhas, facilitando a passagem do óleo para a parte superior em cada compressão. Ou seja, os casquilhos continuam a abraçar estreitamente e sem folga as barras, mas por trás há espaços livres para a fluidez do óleo. O resultado é uma lubrificação melhorada, menos fricção e mais suavidade.
PURGADORES
Os "purgadores", que já estavam presentes na 40 e são habituais no mundo do motociclismo, estão agora também presentes na 36 e na 38. São no fundo uns botões de pressão que permitem igualar a pressão interna da suspensão com a do ambiente. Mas não nos estamos a referir à pressão da câmara positiva ou da pré-carga, mas sim da residual que fica nos espaços internos entre a barra e a baínha. Nota este exemplo: subimos a pedalar até aos 2.000 metros de altitude. No topo, a pressão atmosférica é menor, mas dentro da suspensão mantém-se a pressão de base. Outro exemplo: devido ao aquecimento também aumenta a pressão, pois o ar ao aquecer aumenta de volume. A solução definitiva é purgar automaticamente, ou seja, permitir que haja um equilíbrio de pressão à medida que descemos a montanha. A grande diferença é que agora a Fox colocou esta ferramenta nas nossas mãos.
Além disso, os purgadores melhoram o rendimento da câmara de ar EVOL (que está dentro da barra). A câmara EVOL é uma dupla câmara de ar, positiva e negativa, desenhada para permitir uma grande sensibilidade inicial, dando suporte no curso intermédio e mais progressividade no curso final. Com os purgadores, a EVOL trabalha de forma mais eficiente e isolada, sem a interferência de variações de pressão entre a barra e a baínha.
GRIP 2
Para 2021, a Fox melhorou o seu sistema hidráulico topo de gama GRIP2, ampliando e simplificando o alcance de ajuste. Mantém os mesmos ajustes independentes de compressão e recuperação em alta e baixa velocidade, mas acrescenta a compressão de alta e a sua válcula patenteada VVC (que já estava presente no circuito de recuperação de alta velocidade). A VVC (Variable Valve Control) oferece uma capacidade de regulação manual até agora impossível de realizar sem passar por um serviço técnico, pois permite modificar a resistência dos "shims", umas anilhas do piston de compressão de alta velocidade, diretamente a partir do comando superior. Dito de outra maneira, no GRIP2 atual a passagem do óleo foi modificada, atravessando o conjunto de anilhas, mas no novo GRIP2 de 2021, atua diretamente sobre a resistência que o bloco de anilhas oferece à passagem do óleo.
A esta alteração somam-se outras novidades, como a redução do número de clics necessários para regular, tal como acontece nos amortecedores, e a partir de agora tanto as suspensões como os amortecedores terão somente 8 clics para as 4 regulações: recuperação e compressão em alta e baixa velocidade.
EDIÇÃO LIMITADA
A chegada da 36 e da 40 ao mercado, há 15 anos, perfilou o Enduro e o Downhill que conhecemos hoje em dia. Para celebrar aquele marco, a Fox lançou edições limitadas das suas suspensões 31, 38 e 40 de 2021. A 36 estará pintada de negro, a 38 de cor pistacho e a 40 de cinzento, todas com botões de ajuste em negro e eixo sem aperto rápido Kabolt.
FOX 36
O modelo standard de Enduro ou Trail agressivo, com mais regulações e suavidade de funcionamento.
-Novas baínhas
-Novos purgadores
-Novos canais de lubrificação
-Novo eixo flutuante
-Nova ponte
-8 clics de ajuste para HSC e HSR
-Sistemas de compressão GRIP2, FIT4, Live Valve ou GRIP
-Câmara EVOL atualizada
-Curso 150-160 mm
-Diâmetro de roda 27,5" ou 29"
-Avanço dos dropouts de 37, 44 e 51 mm
-Compatível com guardalamas
-Versão Factory com Kashima
-Versões Factory, Performance Elite e e-bike
-Peso a partir de 1.965 g
-Preço: 1.369€-1.429€
FOX 38
A nova opção para Super Enduro e Enduro, com uma estrutura reforçada que a dota de mais rigidez e resistência em todos os sentidos.
-Novo tubo de direção elíptico
-Novas baínhas
-Novo sistema de purgar
-Novos canais de lubrificação
-Novo eixo flutuante
-Nova ponte
-8 clics de ajuste para HSC e HSR
-Sistemas de compressão GRIP2, FIT4, ou GRIP
-Câmara EVOL atualizada
-Curso 160-180 mm
-Diâmetro de roda 27,5" ou 29"
-Avanço de dropouts de 37, 44 e 51 mm
-Compatível com guardalamas
-Versão Factory com Kashima
-Versões Factory, Performance Elite e e-bike
-Peso a partir de 2.180 g
-Preço: 1.249€-1.559€
FOX 40
Totalmente redesenhada para 2021, o novo GRIP2 facilita o ajuste para enfrentar qualquer competição de Downhil.
-Novas baínhas
-Novos purgadores
-Novos canais de lubrificação
-Nova ponte
-Eixo flutuante de 110x20 mm.
-8 clics de ajuste para HSC e HSR
-Sistemas de compressão GRIP2 ou GRIP
-Câmara EVOL atualizada
-Curso 203 mm
-Diâmetro de rueda 27,5" ou 29"
-Avanço dos dropouts de 48, 52 e 56 mm
-Compatível com guardalamas
-Versão Factory com Kashima
-Versões Factory
-Peso a partir de 2.816 g
-Preço: 2.199€
FOX FLOAT X2
O Float X2 é totalmente novo, tanto na sua estrutura interna como externa. Introduz a válvula VVC no circuito de recuperação de alta velocidade (HSR) e um novo elastómero MCU de compressão.
-Novo chassis
-Novo sistema hidráulico
-Novo piston de alto fluxo de óleo
-Novo sistema de compressão MCU
-Novos retentores de baixa fricção
-Nova válvula VVC no circuito HSR
-Bloqueio mais firme do que a versão anterior
-Piston com acabamento de ultra baixa fricção
-Tamanho do depósito extra reduzido, para ser compatível com mais quadros.
-Preço: 849€-879€
FOX DHX2
O rei do Downhill e também do Super Enduro recebe uma nova válvula VVC no circuito de recuperação de alta velocidade (HSR) e um novo elastómero MCU de topo de compressão para controlar melhor o final de curso.
-Novo chassis
-Novo sistema hidráulico
-Novo piston de alto fluxo de óleo
-Novo topo de compressão MCU
-Novos retentores de baixa fricção
-Nova válvula VVC no circuito HSR
-Novo sistema de ajuste de pré-carga, que evita que a mola se solte
-Piston com acabamento de ultra baixa fricção
-Tamanho do depósito extra reduzido, para ser compatível com mais quadros.
-Preço: 819€-859€ (mola vendida à parte)
Mais informações em Bicimax, www.bicimax.pt