Bontrager cria novos punhos com plástico reciclado

Os novos punhos XR Trail têm um núcleo construído a partir de plásticos reciclados encontrados no oceano.
Carlos Pinto
Bontrager cria novos punhos com plástico reciclado
Bontrager cria novos punhos com plástico reciclado

A Bontrager lançou hoje uma linha de três novos modelos de punhos, os XR Trail. Cada modelo apresenta um núcleo central feito de plástico reciclado potencialmente proveniente do oceano.

A zona central aderente reciclada deve-se a uma parceria entre a Bontrager e a Plastix, uma empresa de reciclagem com tecnologias ecológicas que recolhe plástico usado e converte-o em matéria-prima.

A Plastix obtém fibras e plásticos rígidos essencialmente provenientes da indústria marítima, incluindo redes de pescas em fim de vida e cordas que acabariam por poluir oceanos e terrenos. A empresa seleciona, tritura, lava, separa e seca o material antes de o transformar em pellets de plástico ecológicos que podem ser usados no fabrico de bens de consumo.

"Um núcleo central aderente é uma coisa pequena," referiu Michael Fitch, Diretor de Produto da Trek. "Mas as coisas pequenas podem fazer parte de algo maior. Acreditamos na visão da Plastix sobre uma economia circular do plástico, onde este material nunca é considerado desperdício, e estamos muito satisfeitos por esta parceria."

Não é a primeira vez que a Bontrager utiliza plásticos reciclados - o popular porta-bidões Bat Cage também é feito a partir de redes de pesca em fim de vida -, mas trata-se de um avanço incrível para uma nova categoria de produtos e uma expansão que serve de base para a utilização de métodos de fabrico sustentáveis para mais peças de plástico das bicicletas.

A nova linha de punhos XR Trail inclui três modelos, todos com um núcleo central feito de plástico reciclado.

O XR Trail Pro é um punho de BTT com fixação dupla e um diâmetro maior de 32 mm para maior aderência quando as coisas ficam mais difíceis. Cada abraçadeira apresenta o design CoreLock para um posicionamento seguro, garantindo um desempenho seguro e duradouro.

O XR Trail Elite é um punho resistente com fixação dupla e um design CoreLock em alumínio. Os terminais laterais de maior densidade resistem aos riscos e mantêm-se impecáveis mesmo quando colocas a bicicleta no chão. O diâmetro de 31 mm é o preferido da maioria dos ciclistas.

O XR Trail Comp tem um diâmetro de 31 mm e um design CoreLock em nylon, garantindo uns punhos excelentes por um preço incrível que garantem a máxima retenção e aderência.

Poderás saber mais nas lojas oficiais.