O italiano Giulio Pellizzari (Red Bull-BORA-hansgrohe) estreou-se a ganhar numa prova e ainda por cima no Alto de Morredero, na 17ª etapa da Vuelta. Nesta jornada, os dois primeiros da classificação geral não atacaram, mas vimos ambos bastante desgastados nesta subida, conseguindo o dinamarquês somar dois segundos de vantagem na meta, o que aumenta para 50 a diferença antes do contrarrelógio de amanhá em Valladolid.
A dureza da subida final e o vento deixaram o grupo principal reduzido a poucos elementos: os cinco primeiros da geral mais Matthew Riccitello, sétimo. Jay Hindley e Giulio Pellizzari, ambos da Red Bull-BORA-hansgrohe, foram os únicos que tentaram mudar o rumo dos acontecimentos.
O italiano tentou primeiro a 4 km da meta e na sua roda seguiu Matthew Riccitello da Israel - Premier Tech, com quem tem um duelo privado na classificação da juventude. Depois, foi a vez de Hindley atacar, e Pellizzari voltou novamente à carga, conseguindo - desta vez - ganhar vantagem. Riccitello perseguiu, mas até à meta não o conseguiu apanhar. O talentoso trepador italiano de 21 anos - 6º no Giro - ganhou com todo o mérito e consolidou o top-5 da geral, bem como a camisola da juventude.
No sprint pelo segundo e terceiro lugares, Tom Pidcock cortou a meta a 16 segundos e Jay Hindley a 18. É nesta luta pelo terceiro posto que também reside o maior interesse nesta prova. O quarto foi Vingegaard (a 20 segundos) e João Almeida foi quinto, a 22.
O contrarrelógio de amanhã em Valladolid terá 27,2 km e será decisivo.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com