Competição

Vuelta: Jay Vine faz a dobradinha e Vingegaard volta a liderar

O australiano da UAE Emirates-XRG fez parte da fuga e depois passou ao ataque, vencendo em Larra Belagua, batendo a dupla da Movistar composta por Pablo Castrillo e Javier Romo. Torstein Traeen perdeu tempo na subida final e cedeu a liderança, que passa a estar nas mãos de Vingegaard. 

FERNANDO BELDA. FOTOS: LUIS ÁNGEL GÓMEZ (SPRINT CYCLING AGENCY)

3 minutos

Jay Vine faz a dobradinha e Vingegaard volta a liderar

Após o dia de descanso em Pamplona, a Volta a Espanha entrou na segunda semana com estrondo devido às declarações de Juan Ayuso que assumiu não estar em sintonia com a sua equipa. Mas a grande notícia do dia é a alteração de liderança da prova, que passa a estar nas mãos de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike). A jornada foi vencida por Jay Vine (UAE Emirates-XRG), fazendo a dobradinha, o qual consolida a sua posição de líder da Montanha.

 

 

Para além disso, o dia ficou marcado pelo abandono de Raúl García Pierna (Arkea) após uma queda e pelo protagonismo da Movistar na fuga, com Pablo Castrillo e Javier Romo a terminarem em segundo e terceiro, respetivamente. 

Por outro lado, vimos uma imagem inédita: Juan Ayuso a trabalhar para o seu líder João Almeida na subida de Larra Belagua que, embora não tenha feito grande diferença, ajudou a deixar para trás o norueguês Torstein Traeen (Bahrain Victorious), que cortou a meta a um minuto de Vingegaard, Almeida, Pidcock, Ciccone, Jorgenson, Hindley, Pellizzari... Devido a este resultado, a camisola vermelha de líder está novamente na posse do dinamarquês da Visma. 

Felix Gall, Egan Bernal e Lorenzo Fortunato perderam tempo, portanto já estão a mais de dois minutos da liderança. 

O FILME DA JORNADA

Esta 10ª etapa ligou o Parque Sendaviva a Larra Belagua (175,3 km) e uma fuga numerosa ditou o rumo dos acontecimentos. O ritmo no início foi altíssimo - acima dos 50 km/h - e na fuga estavam nomes importantes como Jay Vine, Michal Kwiatkowski, Fausto Masnada, Harold Tejada, Bruno Armirail, Louis Vervaeke, Rudy Molard… além de três ciclistas da Movistar (Pablo Castrillo, Javier Romo e Orluis Aular), três da Caja Rural-Seguros RGA (Abel Balderstone, Joel Nicolau e Jakub Otruba) e ainda os espanhóis da Q36.5 Xabier Mikel Azparren e David González.

Javier Romo atacou na subida ao Alto de las Coronas e ficou na frente de corrida com alguns segundos de vantagem sobre o líder da Montanha Jay Vine, que o apanhou na descida. O pelotão estava a três minutos e passados alguns quilómetros, numa estrada a caminho de Larra Belagua, dez ciclistas ficaram na frente: Vine, Romo, Orluis Aular, Julien Bernard, Archie Ryan, Xabier Mikel Azparren, Nicola Conci, Abel Balderstone, Alec Segaert e Kevin Vermaeke. 

O belga Segaert (Lotto) atacou e ficou na dianteira nas primeiras rampas de Larra Belagua (9,4 km a 6,3%), com 45 segundos de vantagem sobre os seus perseguidores e 3m20 sobre o pelotão comandado pela equipa do líder (Bahrain). A maior dureza da subida estava concentrada na parte inicial - com rampas na casa dos 7 ou 8% - e foi nessa altura que surgiram as movimentações mais sérias. 

Na fuga, Segaert cedeu e Pablo Castrillo tomou a dianteira da corrida, mas a 5,5 km da meta foi ultrapassado por Jay Vine, que tinha acabado de atacar. No pelotão, a UAE Emirates queria endurecer a corrida, com Juan Ayuso a adotar um ritmo forte para levar na sua roda João Almeida. O grupo de favoritos começou a decrescer e foi nessa altura que Torstein Traeen descolou, juntamente com Egan Bernal, Felix Gall, Giulio Ciccone...

João Almeida mostrava ambição e impôs um ritmo alto, só deixando de trabalhar quando a subida suavizou na parte final. Nessa altura, Matteo Jorgenson comandou o grupo de favoritos, mas a um ritmo mais suave, o que permitiu a reentrada de Ciccone. Na frente da corrida, Jay Vine mantinha Castrillo à distância (27 segundos) e conseguiu ganhar a etapa, somando a quarta vitória na Vuelta. 

Castrillo (Movistar) cortou a meta a 35 segundos e o seu companheiro de equipa Javier Romo demorou um pouco mais.

Feitas as contas, Jonas Vingegaard é novamente o líder da classificação geral, Torstein está em segundo a 26 segundos, João Almeida é terceiro a 38 e Pidcock é quarto a 58.

Nesta quarta feira a etapa tem um perfil de clássica, com partida e chegada em Bilbao. Terá sete subidas pontuáveis, duas de segunda categoria, e cinco de terceira, estando a dureza concentrada nos últimos 100 km. 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados