Competição

Vuelta: Ganna vence o contrarrelógio de Valladolid e João Almeida reduz desvantagem

O italiano Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) venceu o contrarrelógio de Valladolid da Volta a Espanha que teve de ser encurtado, passando de 27 para 12,2 km. O ciclista da INEOS fez uma média de 56,24 km/h, tendo Jay Vine demorado mais 1 segundo e João Almeida foi terceiro, encurtando a desvantagem que tem sobre Vingegaard. Destaque ainda para o quinto melhor tempo de Ivo Oliveira. 

Fernando Belda. Fotos: Sprint Cycling Agency

2 minutos

Ganna vence o contrarrelógio de Valladolid e João Almeida reduz desvantagem

O contrarrelógio de Valladolid tinha todas as características para ser decisivo, mas foi encurtado devido aos protestos dos manifestantes pró-Palestina e passou de 27 para 12,2 km, diminuindo a possibilidade de João Almeida ganhar muito tempo sobre Jonas Vingegaard. O luso fez um grande crono - foi terceiro -, subtraindo 10 segundos à desvantagem que tem sobre o dinamarquês e isto significa que para ganhar, João Almeida terá de fazer uma subida hercúlea na Serra de Guadarrama (na Bola del Mundo), dado que a diferença entre ambos é de somente 40 segundos. Vingegaard parece estar a acusar o cansaço, enquanto o português aparenta estar ainda com força para mais uma batalha. "Que pena que foram só 12 km em vez dos 27 previstos. Hoje senti-me muito forte", disse o luso. 

Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) foi o mais rápido hoje, cumprindo o percurso a uma média de 56,24 km/h. Foi a 36ª vitória como ciclista profissional, e a 29ª em contrarrelógio. 

Se analisarmos os pontos intermédios vemos que Ganna fez uma prova de menos a mais: fez o 11º melhor tempo no primeiro ponto intermédio e foi sexto no segundo, acabando o trajeto em 13 minutos, superando Jay Vine por um segundo. O italiano bateu João Almeida por 8 segundos, o quarto foi Bruno Armirail (a 10 segundos) e o o quinto foi o "nosso" Ivo Oliveira, a 11 segundos. Jonas Vingegaard foi oitavo.

 

Devido a esta escassa quilometragem, as diferenças entre João Almeida e Jonas Vingegaard foram diminutas: no primeiro ponto intermédio, o luso tinha uma vantagem de 2 segundos, no segundo ponto, passou para 3 e até ao final cresceu para 10. Se o percurso tivesse os 27 km inicialmente previstos, é provável que a diferença fosse ainda maior. 

Apesar de hoje perder tempo, Vingegaard está confiante. "Tudo vai ficar definido na Bola del Mundo. Quero ganhar essa etapa, estou contente com a minha posição e com a camisola vermelha. Sei que os meus rivais me vão atacar, mas tudo vou fazer para chegar a Madrid como vencedor desta Volta a Espanha", resumiu o dinamarquês. 

Feitas as contas após esta jornada em Valladolid, Jonas Vingegaard tem, como já referimos, 40 segundos de vantagem sobre João Almeida, Tom Pidcock é terceiro a 2m39, Jai Hindley é quarto a 3m18, Giulio Pellizzari é quinto a 4m19, Matthew Riccitello é agora sexto a 5m17 e Felix Gall é sétimo a 5m20. 

Amanhã os sprinters vão ter uma nova oportunidade na 19ª etapa, numa ligação entre Rueda e Guijuelo (161,9 km) praticamente plana e no sábado será a etapa decisiva. 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados