Foi com grande expetativa que aguardámos o duelo entre Evenepoel e Del Toro na primeira grande batalha de alta montanha na Volta aos Emirados Árabes Unidos, mas afinal esse duelo acabou por ser entre o mexicano da UAE Emirates-XRG e o italiano da Bahrain Victorious, que venceu no alto de Jebel Mobrah - uma inédita subida de 13,2 km a 8,1% de inclinação média - passando a liderar a classificação geral.
Esta subida de dureza extrema - com os últimos 6,5 km a 11,8% de inclinação média, mas com rampas a 19% - foi determinante. Tiberi atacou a 4 km da meta, deixando Felix Gall, Luke Plapp e Harold Tejada para trás, confirmando a sua terceira vitória como ciclista profissional. Além disso, este triunfo cataloga Tiberi como um dos melhores trepadores na atualidade.
Remco Evenepoel sofreu bastante e chegou mesmo a ter câibras, perdendo tempo valioso na luta pela classificação geral. Por seu lado, o jovem Isaac del Toro foi de menos a mais, sendo agora o principal rival de Tiberi. O mexicano chegou a perder contato com o grupo de favoritos a cerca de 5,5 km da meta, mas teve calma e fez uma "almeidada", ou seja, doseou o esforço, foi ao seu ritmo e conseguiu reentrar no lote principal, depois alcançou Hall, Tejada, Van Eetvelt e Plapp. A cerca de 1,3 km da meta, acelerou e foi no encalce de Tiberi. Del Toro chegou a estar a 15 segundos do italiano, mas Tiberi conseguiu ganhar confirmando não só a vitória na etapa, mas também na geral. Del Toro cortou a meta passados 15 segundos, Lennert a 29 segundos e Evenepoel perdeu 2m04.
Na classificação geral, Antonio Tiberi tem 21 segundos de vantagem sobre Isaac del Toro, 1 minuto sobre Tejada e 1m07 sobre Van Eetvelt. Evenepoel passa a ser 11º a 1m44. A etapa de sábado, com meta em Jebel Hafeet (10,6 km a 7%) vai decidir o UAE Tour.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com
