A corrida-âncora do ciclismo feminino português cresceu e multiplicou-se. Em 2024 terá mais equipas, corredoras e quilómetros, pela primeira vez está inscrita no calendário internacional e promete emoção e espectáculo, entre Canelas, Vila Nova de Gaia, e Lisboa.
Estão inscritas mais de 130 corredoras, representando 21 equipas, que chegam de oito países: Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Noruega, Panamá e Reino Unido.
A viagem, de Gaia a Lisboa, será distribuída por quatro etapas em linha e por um contrarrelógio individual, num total de 445,6 km.
A primeira etapa começa em Canelas, Gaia, às 12h30 de dia 3 de julho, terminando em Águeda, depois de percorridos 96,4 km, cerca das 15h00. Duas contagens de montanha nos últimos 20 km e uma chegada em ligeira subida ditarão, por certo, algumas diferenças.
A segunda tirada prevê-se ainda mais dura, até porque a chegada, em Sever do Vouga, coincide com um prémio de montanha de segunda categoria. Será o epílogo de uma viagem de 119,9 km, que começa na Mealhada, às 12h30, e obrigará as ciclistas a cerca de três horas de esforço.
A etapa mais longa é a terceira, 121,9 km entre Anadia (12h00) e Pombal (15h20). A primeira passagem pela meta, a 10,8 km do final, contará como meta volante e antecede um prémio de montanha de terceira categoria, a 5500 metros do final, que deverá inviabilizar uma chegada em pelotão compacto, selecionando as mais fortes.
Ao quarto dia o pelotão parte do Museu Joaquim Agostinho, Torres Vedras, às 12h45, vai percorrer 95,2 km e terminar no concelho de Vila Franca de Xira, município totalista da Volta a Portugal Feminina Cofidis. Desta vez, a chegada não será na sede do concelho, agitado pelas Festas do Colete Encarnado, mas sim na Póvoa de Santa Iria, cerca das 15h30. A etapa foi ligeiramente alterada, relativamente ao que foi anunciado inicialmente, contando com mais três quilómetros.
Lisboa recebe a quinta e última etapa, jornada de todas as decisões, um contrarrelógio individual de 12,2 km, totalmente planos, com partida e chegada na Praça do Império, na zona de Belém. O início está previsto para as 14h00.