A prova rainha, ou seja, a corrida elite masculina do dia 5 de Outubro (domingo) terá 202,5 km e 3.300 metros de desnível. Logo no início, os ciclistas terão de subir o Col du Moulin à Vent, depois terão de dar três voltas completas a um circuito de 35 km que inclui a subida a Saint-Romain-de-Lerps (6,8 km a 7,3%). Nessa fase, o pelotão já deverá estar bastante curto, e os resistentes terão de completar mais três voltas ao circuito final de 17 km na qual vão enfrentar a subida de Val d´Enfer (1,7 km a 9,3%).
Quanto à prova elite feminina, terá 116,1 km e um desnível positivo de 2.271 metros. Tal como na prova masculina, logo nos primeiros quilómetros vão ter de subir o Col du Moulin à Vent, depois vão rolar 40 km até entrarem no circuito final de 17 km, depois terão de fazer uma curva e entrar num longo trajeto até à subida de Saint-Romain-de-Lerps (6,8 km a 7,3%). Terão de dar mais uma volta no circuito final que inclui em cada passagem a subida ao Val d´Enfer (1,7 km a 9,3%).
Quanto ao contrarrelógio, todas as distâncias terão um perfil com algum sobe e desce, mas a grande dificuldade será a subida final, portanto é necessário reservar energias para esta parte. Só a prova júnior feminina tem 12,1 km, todas as restantes, incluindo as elites, têm de completar 24,2 km. Acreditamos que as medalhas se vão decidir por milésimas de segundo.