Competição

Thymen Arensman vence etapa épica do Tour em dia de abandono de Evenepoel

O ciclista neerlandês da INEOS Grenadiers lutou, sofreu e conseguiu a vitória mais importante da sua carreira como ciclista profissional, vencendo no alto de Superbagnéres. A etapa também ficou marcada pelo abandono inesperado de Remco Evenepoel e pelo duelo entre Pogacar e Vingegaard, com o esloveno a mostrar superioridade física, somando mais alguns segundos de vantagem.

MATEO LÓPEZ DE PRADO. FOTO: KEI TSUJI/SPRINTCYCLINGAGENCY

2 minutos

Thymen Arensman vence etapa épica do Tour em dia de abandono de Evenepoel

A Volta a França 2025 tem estado repleta de surpresas e emoções fortes. Hoje não foi exceção. Thymen Arensman (INEOS Grenadiers) entrou na fuga do dia, atacou, sofreu muito e ganhou no alto de Superbagnéres, alcançando a vitória mais importante da sua carreira.

Esta etapa foi muito dura, com mais de 5000 metros de desnível positivo e a chuva, o frio e o nevoeiro marcaram presença. Nem sequer a UAE Emirates-XRG, nem as tentativas de Vingegaard (Visma-Lease a Bike) em derrotar Pogacar conseguiram impedir Arensman de ganhar a jornada. Na classificação geral, Pogacar continua confortável, defendendo-se na perfeição nos metros finais, depois sprintou e conseguiu 4 segundos de vantagem mais a bonificação de 6 segundos.

O FILME DA JORNADA

Esta 14ª etapa nos Pireneus teve 182,6 km entre Pau e Luchon. Foi a etapa rainha, com quatro subidas de grande envergadura, e um grau de dificuldade extremo não só pelo acumulado de subida, mas também pelo frio, nevoeiro e chuva. A fadiga fez várias vítimas e um dos ciclistas que teve de abandonar foi Remco Evenepoel, um dos que lutava pelo top 3 da classificação geral. O belga da Soudal-Quick Step perdeu mais de quatro minutos logo na primeira (mas dura) subida - Col du Tourmalet - e após dialogar com o seu diretor desportivo, e visivelmente desmotivado, decidiu abandonar. 

Depois, Lenny Martínez (Bahrain-Victorious) iniciou uma fuga, com o objetivo de lutar pela camisola da montanha. No entanto, um grupo de nove perseguidores - incluindo Arensman, Carlos Rodríguez (Ineos), Tobias Johannenssen (Uno - X - Mobility) e Sepp Kuss (Visma - Lease a Bike) - apanhou o francês.

A 37 km da meta, Aresnman decidiu tentar a sua sorte e atacou na subida de Peyresourde. Adotando uma cadência certa, mas também com muito sofrimento, o neerlandês foi conseguindo manter uma margem confortável e ganhou a jornada, com dois minutos de vantagem sobre os perseguidores.

Jonas Vingegaard atacou a 4 km da meta, na luta pela classificação geral, mas Pogacar respondeu sempre. Depois, no fim, acabou por ser Pogacar a contraatacar, conseguindo 4 segundos de vantagem, mais 6 de bonificação, passando a sua vantagem total a ser de 4m13.

A 15ª etapa da Volta a França será ideal para um sprint. A jornada terá 169,3 km entre Muret e Carcasone.

 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados