comitium

Team Sky passará a chamar-se Team Ineos a partir de 1 de maio

A multinacional petroquímica Ineos assegura a continuidade da estrutura de Brailsford - com todas as suas estrelas - e injetará 46 milhões de euros por ano, segundo o jornal The Guardian. A estreia oficial do Team Ineo decorrerá no Tour de Yorkshire, no dia 2 de maio.

Fernando Belda. Foto: Team Sky

Team Sky passará a chamar-se Team Ineos a partir de 1 de maio
Team Sky passará a chamar-se Team Ineos a partir de 1 de maio

A multinacional petroquímica Ineos será o patrocinador da equipa Sky já a partir do próximo dia 1 de maio. Passará a chamar-se a partir desse dia Team Ineos, segundo confirmou oficialmente a Team Sky.

A Sky e a 21st Century Fox (detentores da licença UCI da equipa) acordaram a venda à Ineos, "que se converterá no único proprietário da Tour Racing Limited (a holding da equipa) a partir do dia 1 de maio deste ano e continuará a financiar a equipa atual na sua totalidade, respeitando todos os compromissos existentes com os corredores, o staff e os sócios", explica o comunicado. 

A estreia do Team Ineos decorrerá no Tour de Yorkshire, que começará em Doncaster (Inglaterra) no dia 2 de maio. 

A Ineos é uma multinacional na área dos produtos químicos com sede em Londres e cujo presidente e diretor executivo, Jim Ratcliffe, é a pessoa mais rica da Grã Bretanha com um património estimado em 28.000 milhões de dólares. Grande fã de desporto - especialmente de triatlo e de ciclismo, desporto que aliás pratica , Ratcliffe tentou comprar sem êxito a equipa de futebol do Chelsea, propriedade de Roman Abramovich. Quanto à Ineos, estima-se que a petroquímica tem uma faturação de 80.000 milhões de dólares anuais.  

Segundo o diário britânico The Guardian, a Ineos vai injetar anualmente 40 milhões de libras (cerca de 46 milhões de euros), pelo que a estrutura de Brailsford terá um orçamento ainda maior do que tinha nos últimos anos, que foi de 35 e 38 milhões de euros. 

A equipa inglesa continuará a ser a mais rica do World Tour - aumentando ainda mais o seu orçamento - e poderá manter sem qualquer problema as suas estrelas, como Chris Froome, Geraint Thomas, Egan Bernal, Michal Kwiatkowsky, Wout Poels, Iván Sosa, entre outros. 

Dois dos grandes líderes da equipa, Chris Froome e Geraint Thomas, manifestaram através das redes sociais a sua alegria pela confirmação de uma notícia que era um segredo já há alguns dias. 

Lembramos que no final do ano passado o canal de televisão Sky tinha anunciado que colocaria um ponto final no seu patrocínio à equipa de ciclismo com efeitos a partir de dezembro de 2019, deixando no ar o futuro de mais de 50 pessoas.

Patrocinador da formação inglesa desde 2010, sob o nome Team Sky, conseguiu inúmeros êxitos nesta década (mais de 320 vitórias), destacando-se, sobretudo, as oito grandes voltas conquistadas: 6 Tours, um Giro e uma Vuelta.

Segundo adianta o The Guardian, o futuro da equipa nunca esteve em risco já que Dave Brailsford recebeu diversas ofertas milionárias de várias entidades.