O esloveno Tadej Pogacar continua a demonstrar ser superior nas provas em linha. O ciclista venceu o Mundial há alguns dias e hoje, em França, no Campeonato da Europa, voltou a atacar de longe (a 76 km da meta), na subida Côte de Saint Romain de Lerps e deixou todos para trás, incluindo Remco Evenepoel, que chegou a seguir na sua roda algum tempo, mas teve de abdicar tal era o ritmo do esloveno.
LUTA DE TITÃS
Nesta prova, onde a quilometragem (202,5 km), mas sobretudo o ritmo elevado, levaram a que muitos ciclistas tivessem de abandonar, poucos foram os que resistiram e terminaram: só 17 ficaram classificados! As veleidades começaram logo após o tiro de partida, com vários ataques.
Mas nenhuma tática funcionou e embora vários potenciais candidatos ao top 10 tenham desistido ou foram obrigados a abandonar, Tadej Pogacar manteve-se de pedra e cal. O esloveno atacou sem olhar para trás, deixando os rivais petrificados - incluindo Jonas Vingegaard (Dinamarca) - e o único que tentou seguir na sua roda foi o belga Remco Evenepoel.
Ao aperceber-se de que o ritmo de Pogacar era insuportável, Evenepoel teve cabeça fria, abrandou e adotou uma estratégia para lutar pelo segundo lugar. Na frente, Pogacar não abrandava e rolou sozinho até à meta com uma frescura impressionante. Evenepoel estava a 31 segundos e o seu foco era não ser alcançado pelos perseeguidores. E assim foi. Pogacar ganhou, seguido por Evenepoel e a medalha de bronze foi para o francês Paul Seixas, que lutou com todas as suas forças para assegurar o melhor resultado da sua carreira.
Nenhum dos portugueses em prova terminou a corrida. António Morgado nem sequer participou, queixando-se de problemas gastrointestinais. Rui Costa, João Almeida e Tiago Antunes encostaram. Lembramos que Afonso Eulálio estava convocado, mas foi chamado pela sua equipa (Bahrain Victorious), com o objetivo de participar numa prova em solo italiano.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com