Numa temporada em que os atletas estrangeiros estiveram em grande destaque, Porto de Mós, fará os acertos finais nas contas da Taça de Portugal de Downhill. A pista, com 2100 metros de extensão e um desnível de 380 metros – descida dos 1123 metros para os 743 – promete emoções fortes, com uma previsão de tempo de prova para cada atleta superior aos três minutos e meio.
Com o sábado dedicado aos treinos livres e aos treinos oficiais, será no domingo que a competição acontece. Às 11h00 começa a primeira descida, estando a final marcada para as 14h30. O espanhol Rafael Bascón (ITEA Sports) e a portuguesa Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction) comandam as gerais masculina e feminina de elite. Se entre os homens a geral parece mais segura, entre as mulheres Sara Ferreira (Maiatos) será uma adversária de peso na luta pela Taça de Portugal.
Já a Taça de Portugal de XCO desloca-se para o Fundão, na serra da Gardunha, onde a corrida portuguesa é também uma prova de classe 1 UCI, motivo pelo qual há várias nacionalidades representadas entre os cerca de 300 inscritos.
O dia de corridas será preenchido e começa cedo. Às 9h00 inicia-se a prova de cadetes masculinos e femininos. Às 10h15 partem os juniores masculinos e todas as categorias femininas, exceto cadetes. Os masters e os paraciclistas correm às 12h30. Os corredores de elite e sub-23 ouvem o tiro de partida às 14h30.
A tarde de sábado será passada em Viana do Castelo para as escolas de ciclismo de estrada da região Norte. É naquela cidade, no Campo da Agonia, que se realiza o Encontro Inter-Regional de Escolas, com início marcado para as 14h30. No mesmo dia, as crianças e os adultos vianenses, são convidados a aprender a andar de bicicleta. Também no Campo da Agonia vai decorrer mais uma ação do programa Pedala com a Cofidis, que, de forma gratuita, oferece aulas de iniciação aos interessados de todas as idades.