O mundo do ciclismo volta a estar de luto após o falecimento do jovem ciclista italiano Samuele Privitera devido a uma queda sofrida na primeira etapa do Giro do Valle de Aosta, uma das provas mais prestigiadas do calendário sub-23.
Privitera (de 19 anos de idade) fazia parte da equipa Hagens Berman Jayco, a equipa de formação da australiana Jayco AIUIa, e ficou sem o capacete após embater violentamente contra a cerca de uma casa quando descia a alta velocidade na zona de Pontey, no Valle de Aosta, sofrendo um traumatismo craniano muito grave.
Os médicos ainda conseguiram reanimar o jovem ciclista, após este ter entrado em paragem cardiorrespiratória e foi posteriormente transportado para o hospital Umberto Parini de Aosta, mas veio a falecer passadas algumas horas.
A segunda etapa da prova, que deveria ter ocorrido ontem, foi suspensa pela organização.
Privitera era uma das promessas do ciclismo italiano. Esta temporada já teve a oportunidade de representar a equipa WorldTour Jayco AIUIa na Semana Coppi e Bartali e recentemente disputou o Giro Next Gen, ou seja, a Volta a Itália do Futuro.