Na corrida masculina, Roberto Ferreira destacou-se na volta final, depois de uma movimentação de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) - campeão desta especialidade em 2024 - ter agitado a prova. O atleta da equipa Guilhabreu MTB Team respondeu da melhor forma e acabou por ganhar alguma distância, tendo cruzado a meta isolado, ao fim de 23m06s. Filipe Francisco (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira) e João Cruz, ambos a quatro segundos, completaram o pódio.
Já na prova feminina, foram Raquel Queirós, campeã em título, e Ana Santos (Cannondale Factory Racing) as duas atletas em plano de evidência. Raquel Queirós entrou na fase decisiva na frente de corrida e revelou-se a mais forte no sprint final, tendo terminado com 23m06s, seguida de Ana Santos. Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) chegou 13 segundos depois e ocupou a terceira posição do pódio.
Em sub-19, Tomás Pais (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) foi o mais forte entre os masculinos, numa vitória ao sprint em que superou Vasco Silva e Daniel Franco, ambos da Guilhabreu MTB Team. Nas femininas, venceu Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), depois de bater Maria Coimbra (Guilhabreu MTB Team) ao sprint. Eva Emídio (BTT Loulé/Elevis) completou o pódio.
Na última categoria jovem, Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team) sagraram-se Campeões Nacionais de sub-17.
Nota de destaque igualmente para Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) e Patrícia Rosa (Atum General/Tavira/SC Farense), que venceram o título nacional de masters.
O programa dos Campeonato Nacionais prossegue agora com a corrida de sub-15 de XCO, ainda este sábado. As restantes provas de XCO estão reservadas para domingo, a partir das 9h. A elite feminina parte às 10h e a masculina às 14h15.